adplus-dvertising

O que a DIP pode causar?

Índice

O que a DIP pode causar?

O que a DIP pode causar?

Algumas das consequências mais sérias da DIP são o bloqueio das trompas, a peritonite (uma infecção abdominal grave), abcessos, gravidez tubária (quando o feto se desenvolve fora do útero).

O que é infecção pélvica?

A doença inflamatória pélvica, também conhecida por DIP, é uma inflamação que tem origem na vagina e que progride afetando o útero, as trompas e os ovários, se espalhando por uma grande área pélvica, acontecendo na maioria dos casos como consequência de uma infecção que não foi devidamente tratada.

Quais são as doenças inflamatória pélvica?

É uma síndrome clínica causada por vários microrganismos, que ocorre devido à entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos, atingindo útero, trompas e ovários e causando inflamações. Esse quadro acontece principalmente quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas.

O que é doença inflamatória?

De acordo com a palestrante, a inflamação ou processo inflamatório é uma resposta do organismo a uma agressão sofrida, como por exemplo, um corte, uma infecção, ou mesmo há doenças do nosso organismo causada pela invasão de microrganismos.

Como é tratada a DIP?

  • A doença também é tratada com antibióticos. Além disso, embora com menos frequência, o contato com as bactérias causadoras da DIP também pode acontecer por outros meios, como procedimentos médicos uterinos e até mesmo o parto natural ou um aborto espontâneo e curetagem.

Como o médico diagnostica a DIP?

  • Como o médico ginecologista diagnostica a DIP? A DIP consiste em uma síndrome e, por isso, é fundamental que alguns critérios diagnósticos sejam estabelecidos. Para que o diagnóstico seja feito de forma correta, é necessário a presença de três critérios maiores + um menor ou pelo menos um critério elaborado.

Qual a DIP de uma doença sexualmente transmissível?

  • A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente da clamídia ou gonorreia.

Por que a DIP pode estar relacionada com endometriose?

  • Apesar de ser normalmente relacionada com infecções sexualmente transmissíveis, a DIP pode estar também relacionada com outras situações como a colocação de DIU ou endometriose, que é uma situação em que o tecido do endométrio cresce fora do útero. Saiba mais sobre a endometriose.

Postagens relacionadas: