O que é logística reversa no Brasil?
Índice
- O que é logística reversa no Brasil?
- Quando surgiu a logística reversa no Brasil?
- Qual é a tendência para a logística reversa no Brasil e no mundo?
- O que é logística reversa exemplo?
- Quais são os materiais que juridicamente precisam de logística reversa no Brasil?
- Que resíduos estão sujeitos a logística reversa?
- Qual é a origem da logística reversa?
- Qual é a origem da logística?
- Qual a tendência da logística?
- Quais as empresas que usam logística reversa?
- Qual a origem da logística reversa?
- Qual a logística reversa pós-venda?
- Como a logística reversa colabora com o mercado?
- Qual é a logística pós-consumo?
O que é logística reversa no Brasil?
A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...
Quando surgiu a logística reversa no Brasil?
5) A Logística Reversa é obrigatória no Brasil? Sim, ela foi instituída pela Lei Nº 12.305 de agosto de 2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e regulamentada pelo Decreto 7.404/10.
Qual é a tendência para a logística reversa no Brasil e no mundo?
A logística reversa no Brasil, se bem trabalhada, pode ser grande diferencial competitivo da empresa no mercado. ... Não é sem motivo que a tendência da logística reversa no Brasil aponta para investimentos cada vez maiores em tecnologia para melhorar o controle de estoque e agilizar o retorno de produtos.
O que é logística reversa exemplo?
Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer produtos e sobras percorrerem o caminho inverso, agora indo do consumidor aos produtores. De maneira mais clara, é, por exemplo, a reciclagem de garrafas PET, a recolha de sucatas e outros materiais reaproveitáveis.
Quais são os materiais que juridicamente precisam de logística reversa no Brasil?
A logística reversa no Brasil é obrigatória?
- pilhas e baterias;
- pneus;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- produtos eletrônicos e seus componentes;
- eletrodomésticos;
- resíduos de embalagens de agrotóxicos.
Que resíduos estão sujeitos a logística reversa?
A lei prevê logística reversa para seis tipos de produtos, cujo descarte incorreto causa ainda mais danos ao meio ambiente e põe em risco a saúde da população: pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, agrotóxicos e óleos lubrificantes.
Qual é a origem da logística reversa?
A logística reversa é um termo que surgiu a partir da necessidade de atender o recolhimento de produtos após venda ou consumo. Mas, primeiro de tudo, a logística em si, surgiu como um conjunto de atividades que permitem que o produto chegue ao cliente final.
Qual é a origem da logística?
A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. ... Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.
Qual a tendência da logística?
Basicamente, as tendências na logística estão voltadas para tecnologia, sustentabilidade, marketing e a experiência do cliente. Entenda quais podem ser aplicadas ao seu negócio, para otimizar os resultados.
Quais as empresas que usam logística reversa?
Blog
- 5 empresas que são exemplos de logística reversa. Mc Donalds, Natura, HP, Bridgestone, Philips, o que todas essas empresas tem em comum? ...
- 1 – McDonald's. A empresa McDonald's possui uma ideia interessante com relação à reutilização do óleo. ...
- 2 – HP. ...
- 3 – Natura. ...
- 4 – Pneus Bridgestone. ...
- 5 – Philips.
Qual a origem da logística reversa?
- Segundo Zikmund (2005, p. 3), a conceituação mais antiga de logística reversa foi estabelecida na década de 70, com o objetivo de atender às necessidades de recolhimento de materiais devido ao pós-consumo e pós- venda.
Qual a logística reversa pós-venda?
- A logística reversa pós-venda está relacionado à devolução de produtos que não atenderam as expectativas dos clientes (como defeitos, pedido incorreto, arrependimento da compra, entre outros). Para o canal reverso de pós-venda a empresa recupera o produto fazendo o seu recolhimento.
Como a logística reversa colabora com o mercado?
- A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado. Neste artigo abordaremos sobre esses principais tipos e como esse sistema colabora para que geradoras destinem de maneira correta os resíduos que geram. Confira!
Qual é a logística pós-consumo?
- A logística pós-consumo é o sistema mais empregado pelas empresas. Este canal de distribuição da logística reversa consiste no retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante. É muito empregado no retorno de embalagem descartável, já que o sistema prioriza a reciclagem dos seus materiais.