adplus-dvertising

Como acabar com a antracnose?

Índice

Como acabar com a antracnose?

Como acabar com a antracnose?

Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.

O que causa antracnose na soja?

Considerada uma doença de final de ciclo da soja, a antracnose é uma doença fúngica causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, e pode afetar a fase inicial da formação de vagens, sendo favorecida por condições de elevadas precipitações e altas temperaturas (Grigolli, 2015).

Onde pode ocorrer a antracnose e o que causa?

A antracnose é uma doença que pode ocorrer em várias culturas e afeta diferentes partes da planta. A doença pode ocorrer em algumas culturas de grãos como feijão, soja, milho e sorgo. Esta doença é causada por fungos do gênero Colletotrichum.

Qual o melhor fungicida para antracnose?

O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).

Como tratar antracnose nas plantas?

O primeiro passo para o controle da antracnose é evitar a entrada do patógeno na área de plantio. Essa medida pode ser realizada utilizando sementes sadias e o tratamento de sementes com fungicidas.

Como acabar com a antracnose no morango?

Apenas os fungicidas tiofanato metílico e mancozeb são registrados para o controle dessa doença na cultura do morango. Apesar de cosmopolita, essa doença apresenta pouca importância em nossas condições de cultivo.

Qual é a doença da soja mais temida pelos sojicultores?

A ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é uma das doenças mais temidas pelos produtores de soja. Ela pode causar danos de até 90% dependendo da intensidade e severidade com a qual se manifesta na lavoura e tem um custo médio de US$ 2,8 bilhões ao ano.

Como identificar antracnose na soja?

Nas folhas os principais sintomas ocorrem nos pecíolos, apresentando-se como manchas aquosas no início e evoluindo para manchas circulares ou elípticas negras (Figura 2). Nas hastes, os sintomas são semelhantes aos das vagens e nos grãos, podem aparecer manchas castanho-escuras.

Quais são os sintomas da antracnose?

Os sintomas típicos da doença nas folhas são lesões necróticas de coloração marrom escura nas nervuras na face abaxial (face inferior das folhas). Lesões alongadas e escuras, às vezes apresentando depressões, podem ser observadas no caule e nos pecíolos.

Como recuperar orquídea com fungo?

Corte as partes doentes com uma tesoura esterilizada na chama do fogão (espere a lâmina esfriar) e polvilhe canela em pó nas cicatrizes. A partir daí, a planta estará pronta para começar um tratamento com fungicida, uma vez por semana, até que o novo broto de folhas apareça.

Quais são os danos causados pela antracnose?

  • Sementes oriundas de lavouras que sofreram atraso de colheita, devido a chuvas, apresentaram porcentagens de infecção superiores a 50%. Danos: A antracnose pode causar morte de plântulas, necrose dos pecíolos e manchas nas folhas, hastes e vagens.

Quais são os sintomas da antracnose nas folhas?

  • Os sintomas típicos da antracnose nas folhas são lesões elípticas a circulares, com pequenos centros circulares de coloração palha a cinza. A infecção da panícula e dos grãos, auxilia na disseminação da doença para novas áreas, devido ao transporte do grão contaminados.

Qual é a causa da Antracose?

  • Antracoseé uma lesão pulmonar definida como o acúmulo de poeira de carvão nos pulmõese a reação tecidual à sua presença. De todos os pigmentos exógenos que causam problemas ao organismo, o mais frequente é o carvão.

Como é feito o diagnóstico da Antracose?

  • O diagnóstico da antracose é feito por meio de exames laboratoriais, como o exame histopatológico do pulmão, em que é visualizado um pequeno fragmento do tecido pulmonar, sendo observado o acúmulo de carvão, além de exames de imagem, como a tomografia de tórax e a radiografia.

Postagens relacionadas: