adplus-dvertising

O que causa abscesso na pele?

Índice

O que causa abscesso na pele?

O que causa abscesso na pele?

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

O que pode levar a um abcesso?

Abscessos são coleções de pus em espaços teciduais confinados, geralmente causados por infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos.

Qual Bactéria causa abscesso?

A maioria dos abscessos de pele é causada pela bactéria Staphylococcus aureus e se parece com bolsas cheias de pus na superfície da pele.

O que é o que é abscesso cutâneo?

É uma coleção localizada de pus na pele, podendo ocorrer em qualquer superfície da pele. Os sinais e sintomas são dor, flacidez e edema flutuante ou firme.

Como curar abscesso na pele?

O tratamento para o abscesso é feito de acordo com a orientação do médico e normalmente é indicado o uso de antibióticos com o objetivo de eliminar ou evitar infecções bacterianas. Além disso, pode ser necessária a drenagem do abscesso, que deve ser feito pelo médico.

Qual é a causa do abscesso?

A formação dos abcessos se dá pelo acúmulo de pus (líquido pastoso e amarelado contendo células mortas, bactérias e neutrófilos) que fica envolvido por um tecido que isola esse material.

Como tratar abscesso cutâneo?

Para o abscesso cutâneo, a incisão e drenagem constituem o tratamento inicial. Em abscessos simples ou furúnculos, é provável que apenas incisão e drenagem sejam suficientes, mas informações adicionais são necessárias para definir melhor o papel dos antibióticos, se é que existe, nessa situação.

Como desenvolver um abscesso cutâneo?

  • Um Abscesso Cutâneo pode desenvolver-se, ampliar ou diminuir, dependendo dos micro-organismos ou leucócitos (glóbulos brancos), em uma série de locais no corpo. Os Abscessos Cutâneos podem se desenvolver em qualquer órgão e nos tecidos moles abaixo da pele em qualquer área. Os locais mais comuns incluem a mama, gengiva e a área peri-retal.

Por que as bactérias causam abscessos cutâneos?

  • As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.

Qual a causa do abscesso na pele?

  • A presença de abscessos por parasitas é mais frequente em órgãos específicos, como no caso dos fungos. Contudo, não devem ser descartados como causa até serem realizados os exames adequados. Não existe tratamento caseiro nem remédios naturais para abscesso na pele.

Quais são os abscessos de pele por fungos?

  • Os abscessos de pele por fungos são raros. Os fungos observados com maior frequência são os que comprometem algum órgão em específico: cérebro, fígado, etc. No entanto, no caso de pacientes imunocomprometidos (infecção por VIH, diabetes, que recebem quimioterapia, que recebem esteroides, etc.), a sua presença como agente desencadeante é provável.

Postagens relacionadas: