Por que ocorre uma baixa oxigenação do sangue na síndrome do bebê azul?

Por que ocorre uma baixa oxigenação do sangue na síndrome do bebê azul?
A falta de oxigenação pode ocorrer por várias razões: A tetralogia de Fallot que, embora seja um defeito cardíaco congênito raro, é a principal causa da síndrome do bebê azul. A metemoglobinemia, que decorre principalmente da intoxicação por nitrato e que, mais raramente, pode ser congênita .
O que causa a tetralogia de Fallot?
A tetralogia de Fallot é uma doença cardíaca genética e congênita que acontece devido a quatro alterações no coração que interferem no seu funcionamento e reduzem a quantidade de sangue que é bombeado e, consequentemente, a quantidade de oxigênio que chega aos tecidos.
O que é a doença azul?
Atualmente conhecido como "doença azul" o mosaico das nervuras forma Ribeirão Bonito foi assim chamado por se referir à ocorrência de uma suposta estirpe mais agressiva do vírus do mosaico das nervuras, observada por Costa e Carvalho (1962), afetando plantios de algodão no município de Ribeirão Bonito, no estado de São ...
Qual a relação da Metemoglobina com a síndrome do bebê azul?
Níveis elevados de metemoglobina impedem a liberação de oxigênio nos tecidos e resultam em hipoxemia, mesmo que os pulmões estejam funcionando normalmente. Ambas as condições causam cianose ou coloração azulada da pele ou das membranas mucosas.
O que significa Pink Fallot?
Alguns pacientes com pouca obstrução pulmonar apresentam-se assintomáticos e acianóticos por longos períodos, os denominados Pink Fallot ou Fallot Rosado (7).