O que faz criar gordura no fígado?

O que faz criar gordura no fígado?
O acúmulo de gordura no fígado, também chamado de esteatose hepática, pode acontecer devido a diversas situações, no entanto está mais relacionado à hábitos de vida pouco saudáveis, como ter dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
O que é gordura no fígado é perigoso?
O acúmulo de gordura no fígado geralmente não é uma situação grave, mas quando não é devidamente tratada, pode gerar perda de funcionamento das células do fígado e cirrose, podendo ser necessário fazer um transplante de fígado.
Quais as consequências do excesso de gordura no fígado?
- Complicações do excesso de gordura no fígado. As complicações do acúmulo de gordura no fígado dependem do estilo de vida do paciente e dos fatores associados, como diabetes, obesidade ou doenças imunes. Mas, geralmente, acontece uma inflamação progressiva do fígado que pode levar ao surgimento de doenças graves, como cirrose hepática.
Como fazer o diagnóstico de gordura no fígado?
- Diagnóstico de Gordura no fígado O diagnóstico de gordura no fígado é feito com ajuda de exames como: Ultrassom abdominal; Níveis de TGO e TGP no sangue. É possível fazer uma biópsia, mas, por ser um procedimento invasivo, ele é deixado para pacientes com indicação de cirurgia.
Por que a gordura no fígado pode causar cirrose?
- Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado de esteato-hepatite, que se não for identificado e tratado pode evoluir para cirrose. Por sorte, o quadro é reversível com as mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.
Por que mulheres sofrem com gordura no fígado?
- Para se ter uma ideia, 60% das pessoas que sofrem com gordura no fígado são obesas. Mulheres parecem ter um risco maior de desenvolver excesso de gordura no fígado, uma vez que o hormônio estrógeno, produzido naturalmente pelo corpo feminino, facilita o acúmulo de gordura.