adplus-dvertising

Como é gerada a toxicidade do paracetamol?

Índice

Como é gerada a toxicidade do paracetamol?

Como é gerada a toxicidade do paracetamol?

Ouça em voz altaPausarFisiopatologia. O principal metabólito tóxico do paracetamol, imina de N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito.

O que usar em intoxicação por paracetamol?

Ouça em voz altaPausarTratamento de intoxicação por paracetamol Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.

Como ocorre a neutralização dos efeitos tóxicos provocados pelo paracetamol no organismo?

Ouça em voz altaPausarA acetilcisteína (também chamada de N-acetilcisteína ou NAC) funciona como antídoto, reduzindo a toxicidade do paracetamol, ao fornecer grupos sulfidrilos (principalmente na forma de glutationa, do qual é um precursor) que neutralizam o metabólito tóxico NAPQI, que assim não pode provocar danos nos hepatócitos e pode ...

Qual o objetivo do uso do NAC na intoxicação por paracetamol?

Ouça em voz altaPausarNac funciona ainda como antídoto de danos hepáticos provocados pelo paracetamol, regenerando os estoques de uma substância vital para a função normal do fígado (a glutationa). Nac é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal.

Qual o papel da glutationa na proteção contra uma overdose por paracetamol?

Ouça em voz altaPausarPapel da GSH no processo de intoxicação e detoxicação Como descrito no capítulo anterior a glutationa (GSH) apresenta papel importante no processo de desintoxicação do paracetamol após ingestão de doses terapêuticas, formando conjugados atóxicos de cisteína e ácidos mercaptúrico (SEBBEN et al., 2010).

Como reduzir a toxicidade do paracetamol?

  • Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol. A acetilcisteína é administrada repetidamente durante um ou vários dias. Este antídoto ajuda a prevenir lesões hepáticas, mas não reverte a lesão que já foi causada.

Quais são os casos de intoxicação em paracetamol?

  • “Eu tenho conhecimento somente de dois casos de intoxicação no Brasil envolvendo paracetamol, mas ambos por uso excessivo intencional. Ainda assim, foi possível reverter os dois casos, pois se utilizou um antídoto a tempo”, explica. Os sinais de intoxicação são náuseas, olhos amarelados e dor abdominal e costumam ocorrer horas após o consumo.

Qual é o paracetamol?

  • Resumo: O paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco de propriedades analgésica e antitérmica, com fraca ação anti-inflamatória, considerado dentre os medicamentos mais consumidos. Por ser um medicamento que não exige prescrição médica, ou seja, de venda livre há grande índice do uso indiscriminado.

Qual as consequências no consumo indiscriminado do paracetamol?

  • AS CONSEQUÊNCIAS NO CONSUMO INDISCRIMINADO DO PARACETAMOL E ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA À PROMOÇÃO AO USO RACIONAL VIEIRA, Ariane Lombarde; FRANÇA, Gustavo Galvão [email protected] Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz

Postagens relacionadas: