adplus-dvertising

O que fazer em caso de raiva humana?

Índice

O que fazer em caso de raiva humana?

O que fazer em caso de raiva humana?

Diante de uma suspeita clínico-epidemiológica de raiva humana, deve-se comunicar ime- diatamente à Secretaria Estadual de Saúde – SES (Serviço de Vigilância Epidemiológica em Raiva), que propiciará condições para a coleta de LCR, soro, folículo piloso, saliva e imprint de células de córnea o mais rápido possível, bem ...

Como o vírus da raiva atinge o sistema nervoso?

O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Qual a morfologia do vírus da raiva?

O vírus da raiva, um Lyssavirus, que pertence à família Rhabdoviridae, possui um genoma de cadeia linear de RNA negativo. O seu virião possui uma nucleocápside helicoidal e envelope lipídico revestido exteriormente por espigões.

Quais são as causas da Raiva Humana?

  • A raiva humana está presente em 150 países. A cada ano, 55 mil pessoas morrem pela doença, principalmente na Ásia e África. Na grande maioria dos casos fatais, os cachorros foram a fonte da infecção e 40% das pessoas mordidas por animais infectados são menores de 15 anos.

Como pode ser confirmada a raiva humana?

  • A confirmação laboratorial em vida, ou seja, o diagnóstico dos casos de raiva humana, pode ser realizada pelo método de imunofluorescência direta, em impressão de córnea, raspado de mucosa lingual ou por biópsia de pele da região cervical (tecido bulbar de folículos pilosos).

Quais são as consequências da raiva?

  • Todas as emoções podem trazer consequências positivas ou negativas. No caso da raiva, é mais frequente que ela traga consequências negativas, justificando sua fama de emoção indesejável. Quando uma pessoa está com raiva, ela pode agir de forma que contradiz seus próprios interesses.

Como surgem os problemas com a raiva?

  • Além disso, sentir raiva com muita frequência tem consequências para a saúde física também. A raiva aumenta a secreção do hormônio do estresse (cortisol), que por sua vez pode agir destruindo neurônios associados à memória de curto prazo e a capacidade de julgamento, bem como enfraquecer o sistema imunológico. Como surgem os problemas com a raiva?

Postagens relacionadas: