adplus-dvertising

O que causa mastite não puerperal?

Índice

O que causa mastite não puerperal?

O que causa mastite não puerperal?

A mastite fora da amamentação pode acontecer como consequência de alterações hormonais, principalmente no período pós-menopausa, já que os ductos mamários podem ficar obstruídos por células mortas, o que favorece a proliferação de bactérias, resultando em mastite.

Como curar mastite puerperal?

O tratamento da mastite geralmente inclui o uso de medicamentos para aliviar os sintomas provocados pela inflamação, como é o caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno.

O que é mastite Plasmocitária?

A Mastite não-puerperal, também chamada de Mastite periductal ou Mastite de células plasmocitárias, é um processo inflamatório e infeccioso da mama, fora do período da gravidez e lactação. Evolui, freqüentemente, de forma crônica, caracterizada por quadros infecciosos recorrentes.

O que é mastite puerperal?

A mastite puerperal ou da lactação é um processo infeccioso agudo das glândulas mamárias que acomete mulheres em fase de lactação, com achados clínicos que vão desde a inflamação focal, com sintomas sistêmicos como febre, mal-estar geral, astenia, calafrios e prostração, até abscessos e septicemia3-5.

Quais são os sintomas da mastite?

  • Abaixo você encontrará alguns sinais e sintomas da mastite: Dor e sensação de febre no peito durante a amamentação (geralmente essa infecção só afeta um seio) Vermelhidão na área afetada (com frequência em formado de meia-lua)

Qual a origem de uma mastite?

  • São vários os fatores de risco que podem estar na origem de uma mastite. A maior probabilidade de acontecer é em mulheres que estão amamentando, sendo mais frequente nas primeiras semanas após o nascimento, principalmente se a amamentação se fizer sempre na mesma posição.

Quais fatores podem favorecer a mastite?

  • Alguns fatores também podem favorecer a mastite, como por exemplo doenças crônicas, AIDS, que leva à maior fragilidade do sistema imunológico, e diabetes, pois assim há maior propensão de infecção por bactérias e agravamento dos sintomas. Os principais sintomas indicativos de mastite são: Febre, que é mais comum quando há infecção associada.

Por que a mastite pode acontecer durante a amamentação?

  • Apesar de ser mais comum durante a amamentação, a mastite também pode acontecer em homens e em mulheres saudáveis ou que não estão em fase de aleitamento, podendo ser devido ao uso de sutiã apertado, estresse ou alterações hormonais, por exemplo.

Postagens relacionadas: