adplus-dvertising

O que é hipertrofia dos cornetos nasais?

Índice

O que é hipertrofia dos cornetos nasais?

O que é hipertrofia dos cornetos nasais?

A hipertrofia dos cornetos nasais corresponde ao aumento desses estruturas, devido principalmente a rinite alérgica, o que interfere na passagem de ar e resulta sintomas respiratórios, como roncos, boca seca e congestão nasal.

Como é a cirurgia de hipertrofia dos cornetos?

A chamada septoplastia é realizada em centro cirúrgico com auxílio de endoscópio nasal e consiste na remoção da porção desviada do septo. Já a cirurgia de retirada do excesso de volume dos cornetos inferiores se chama turbinectomia ou turbinoplastia.

O que é Rinopatia hipertrófica?

O termo correto deveria ser RINOPATIA (RINO = NARIZ PATIA = DOENÇA) HIPERTRÓFICA (AUMENTO), que nada mais é do que o aumento dos CORNETOS ou CARTUCHOS, causando obstrução nasal entre outros sintomas.

Como é feita a cauterização dos cornetos nasais?

A cauterização dos cornetos nasais geralmente é feita com uso de radiofrequência, isto é, com bisturi elétrico. Ela pode ser feita no consultório, sob anestesia local/tópica, ou no centro cirúrgico, sob anestesia geral.

Quais são as causas da hipertrofia dos cornetos?

  • Quais são as causas conhecidas? A hipertrofia dos cornetos é causada pelo aumento do tamanho das estruturas. Esse aumento, por sua vez, pode estar associado a problemas como a rinite alérgica. Nesse caso, especificamente, as estruturas respiratórias inflamam e aumentam como resposta à presença dos fatores desencadeantes da alergia.

Quais os cornetos do nariz?

  • O nariz tem uma estrutura formada por três cornetos, que estão presentes em cada narina: o inferior, superior e médio. Essas estruturas, formadas por osso, tecido esponjoso e mucosa, têm a função de aquecer e umedecer o ar, preparando-o para chegar ao pulmão.

Qual a função dos cornetos?

  • Uma das funções dos cornetos é a de dificultar a passagem do ar para o restante das vias aéreas. Esta dificuldade causa uma mudança do fluxo do ar de laminar para um fluxo chamado turbilhonar. Este fluxo faz com que o ar choque-se mais vezes com as paredes da cavidade nasal e com os cornetos.

Como é feita a ressecção parcial dos cornetos?

  • Ressecção Parcial dos Cornetos: Retira-se parcialmente a parte que esta aumentada nos cornetos, desobstruindo a passagem do ar. Usada para casos de hipertrofia moderadas a grave. Também, muito realizada juntamente com a rinoplastia estética ou rinosseptoplastia.

Postagens relacionadas: