O que pode ser melena?
Índice
- O que pode ser melena?
- Qual a principal causa de melena?
- Quanto tempo dura a melena?
- Qual a cor da melena?
- Como saber se estou com sangue nas fezes?
- Como saber se estou com sangramento gastrointestinal?
- O que é hematêmese e melena?
- Como fazer o tratamento para melena?
- Por que a melena pode causar câncer de estômago?
- Por que a melena pode continuar após a hemorragia?
O que pode ser melena?
Melena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição. Dessa forma, este tipo de cocô é muito comum em pessoas que têm algum tipo de sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, no esôfago ou no estômago.
Qual a principal causa de melena?
Quais são as causas da melena? Em geral, a melena é consequência de hemorragias no estômago ou duodeno. São várias as doenças que podem levar a essa agressão e consequente sangramento, como as doenças citadas abaixo.
Quanto tempo dura a melena?
A melena pode continuar por vários dias depois de a hemorragia cessar. A ocorrência de hematoquezia é mais provável quando a hemorragia tem origem no intestino grosso, embora também possa ser decorrente de uma hemorragia muito rápida originada nas regiões superiores do trato digestivo.
Qual a cor da melena?
O termo melena é definido como fezes pastosas de coloração escura e odor fétido, caracterizando uma hemorragia digestiva alta. A cor escura das fezes diz respeito às modificações bioquímicas pela qual o sangue passou na luz do intestino habitado por bactérias.
Como saber se estou com sangue nas fezes?
Para verificar a presença de sangue nas fezes, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no intestino, como:
- Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
- Presença de sangue no papel higiênico;
- Manchas avermelhadas nas fezes;
- Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.
Como saber se estou com sangramento gastrointestinal?
O sintoma mais comum é o sangue de um vermelho vivo expelido pelo ânus ou nas fezes. Outros sintomas podem incluir dor abdominal (barriga), tonturas, batimentos cardíacos rápidos e pulsantes, fraqueza, confusão e colapso, dependendo da quantidade de sangue perdida.
O que é hematêmese e melena?
A hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.
Como fazer o tratamento para melena?
- O tratamento para melena varia bastante dependendo da causa, no entanto, em praticamente todos os casos é muito importante ir ao hospital para confirmar o sangramento e interrompê-lo, de forma a impedir o surgimento de complicações mais sérias, como anemia ou falência de vários órgãos.
Por que a melena pode causar câncer de estômago?
- Embora seja bem mais raro, o câncer de estômago também pode causar o aparecimento de melena, já que causa o sangramento das paredes do estômago. No entanto, associados à melena, também costumam surgir outros sinais e sintomas como perda de peso, azia constante, perda de apetite, sensação de estômago cheio mesmo sem comer e fraqueza excessiva.
Por que a melena pode continuar após a hemorragia?
- A melena pode continuar por vários dias depois de a hemorragia cessar. A ocorrência de hematoquezia é mais provável quando a hemorragia tem origem no intestino grosso, embora também possa ser decorrente de uma hemorragia muito rápida originada nas regiões superiores do trato digestivo.