adplus-dvertising

Quais as causas do aumento da prolactina?

Índice

Quais as causas do aumento da prolactina?

Quais as causas do aumento da prolactina?

Principais causas

  • Alterações na tireoide, principalmente hipotireoidismo;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Efeito colateral de alguns medicamentos, como antidepressivos e anticonvulsivantes;
  • Estresse;
  • Doença de Addison;
  • Exposição à radiação na região da cabeça;

O que a hiperprolactinemia pode causar?

Redução da libido, impotência nos homens e infertilidade nas mulheres. Estes são alguns dos problemas que a hiperprolactinemia, uma alteração hormonal pouco conhecida, pode causar. A descoberta precoce da condição é fundamental para o sucesso do tratamento.

Qual o tratamento para hiperprolactinemia?

O tratamento utiliza agonistas dopaminérgicos, sendo disponíveis em nosso país a cabergolina e a bromocriptina. A droga de escolha é a cabergolina, com forte efeito inibitório sobre a secreção de prolactina e menos efeitos colaterais, além de ter duração prolongada permitindo doses uma a duas vezes por semana (1, 10).

Qual a causa da Galactorreia?

A galactorreia é a produção de leite nas mamas de homens ou de mulheres que não estão amamentando. A causa mais comum da galactorreia é a produção excessiva do hormônio prolactina (hiperprolactinemia) devido a um tumor na hipófise.

Quanto tempo dura o tratamento de hiperprolactinemia?

pacientes com hiperprolactinemia idiopática, nos pacientes que utilizaram cabergolina e naqueles em que a duração do tratamento foi de no mínimo 2 anos(31). Entretanto, esses pacientes devem ser acompanhados cuidadosamente para avaliação de recidiva da doença.

O que quer dizer galactorreia?

Galactorreia é a lactação em homens ou mulheres que não estão amamentando. Em geral, decorre de adenoma hipofisário secretor de prolactina. O diagnóstico é feito pela medida das concentrações de prolactina e exames de imagem.

¿Cuáles son los síntomas de la hiperprolactinemia?

  • Generalmente, el pronóstico de la hiperprolactinemia depende de las causas que la favorecen, de la edad del paciente y de su estado de salud. Uno de los síntomas que se observan en las mujeres en los casos de hiperprolactinemia son las alteraciones del ciclo menstrual.

¿Cómo hacer un análisis de sangre de hiperprolactinemia?

  • Ante la sospecha de una hiperprolactinemia, se debe hacer un análisis de sangre para determinar si el nivel de prolactina está más elevado de lo normal. Se aconseja hacer el análisis en reposo, por la mañana y evitando situaciones de estrés que puedan aumentar la prolactina.

¿Por qué la prolactina está alta?

  • Cuando la prolactina está alta, la secreción de la GnRH (hormona liberadora de gonadotropina) se detiene, lo cual disminuye a su vez la liberación de las gonadotropinas LH (hormona luteinizante) y FSH (hormona folioculoestimulante).

¿Por qué aumenta la prolactina durante el embarazo?

  • Durante el embarazo, la prolactina aumenta con el objetivo de preparar a la mujer para la posterior producción de leche. Esta etapa se caracteriza por los cambios hormonales, entre los que destaca el aumento de estrógenos, lo cual lleva también a la elevación del nivel de prolactina.

Postagens relacionadas: