Como ocorre a fermentação do mel?
Índice
- Como ocorre a fermentação do mel?
- O que estraga o mel?
- Porque o mel de abelha não estraga?
- Porque o mel é o único alimento que não estraga?
- Quando o mel pode fazer mal?
- Por que a ingestão de mel fermentado pode acontecer?
- Por que o mel é bom para o organismo?
- Quem sofre com a síndrome da fermentação intestinal?
- Por que o mel não estraga?
Como ocorre a fermentação do mel?
Em muitos casos a cristalização do mel resulta no aumento do teor de água na fase liquida o que permite que microrganismos se multipliquem causando a fermentação do produto.
O que estraga o mel?
Mesmo que seja raro, o mel estraga quando os cuidados necessários não são tomados. Apesar de ser um alimento pobre em água, o mel pode sofrer alterações em sua composição se exposto ao oxigênio, pois o produto absorve o líquido do ar. O calor e a oxidação também são responsáveis por azedar o mel.
Porque o mel de abelha não estraga?
O fato de os organismos não poderem sobreviver por muito tempo no mel significa que eles não têm a chance de estragá-lo”. Outra razão do mel não estragar é o seu fator de acidez. Apesar do gosto ser doce, a iguaria tem um pH entre 3 e 4,5, que impede o surgimento de, praticamente, qualquer forma de vida microscópica.
Porque o mel é o único alimento que não estraga?
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Quando o mel pode fazer mal?
Como todo alimento ingerido em excesso faz mal a saúde, com o mel não é diferente. O mel em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, fazendo com que ocorra o sobrepeso, e futuramente uma diabetes. Outro malefício do mel, é que em crianças pode causar botulismo infantil.
Por que a ingestão de mel fermentado pode acontecer?
- "Não é muito comum ter complicações devido à ingestão de mel fermentado, mas elas podem acontecer", afirma Débora Dourado, gastroenterologista do Hospital São Luiz. Você pode ter, por exemplo, uma gastroenterite —inflamação do trato gastrointestinal que causa diarreia, vômitos e dor abdominal.
Por que o mel é bom para o organismo?
- Segundo Ricardo Camargo, pesquisador de apicultura da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além de adoçar e ser uma alternativa ao açúcar, o mel é um alimento funcional, fonte de vitaminas, minerais e inúmeras propriedades benéficas para o organismo —estudos já mostraram que é antibacteriano e ajuda a acalmar a tosse, por exemplo.
Quem sofre com a síndrome da fermentação intestinal?
- Quem sofre com a síndrome da fermentação intestinal normalmente tem seu meio intestinal afetado por uma quantidade exacerbada de fungos (cerca de 400% a mais que o normal), geralmente da cepa Saccharomyces cerevisiae, conhecida como "levedo de cerveja".
Por que o mel não estraga?
- Por achar que o alimento não estraga, muitas pessoas costumam comprar o mel de vendedores ambulantes sem preocupação, mesmo quando o produto está em garrafas de cachaça, vodca etc. A falta de garantia sobre a manipulação e o processo de envasamento e armazenamento já torna o consumo do produto arriscado.