adplus-dvertising

Como ocorre a transmissão da filariose linfática?

Índice

Como ocorre a transmissão da filariose linfática?

Como ocorre a transmissão da filariose linfática?

Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).

Que medidas podem ser tomadas para prevenir a Elefantiase?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:

  1. Uso de mosquiteiro para dormir;
  2. Telas nas janelas e nas portas;
  3. Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  4. Usar repelente diariamente;
  5. Evitar locais com moscas e mosquitos;

Qual é o causador da doença filariose o vetor é o que afeta *?

A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.

Quais são as manifestações mais importantes da filariose linfática?

  • Entre as manifestações clínicas mais importantes da Filariose Linfática estão edemas (acúmulo anormal de líquido) de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade. Em casos mais graves, algumas complicações podem surgir. IMPORTANTE: Atualmente, a Filariose Linfática está em fase de eliminação no Brasil.

Quais são os sintomas da filariose?

  • Os sintomas da filariose podem demorar até 12 meses para aparecer, isso porque a larva transmitida para as pessoas precisa se desenvolver até a sua forma adulta e, em seguida, iniciar a liberação de microfilárias.

Como ocorre a transmissão da filariose?

  • A transmissão da filariose acontece exclusivamente através da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. Esse mosquito, ao fazer o repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pessoa para se alimentar de sangue, libera na corrente sanguínea da pessoa larvas do tipo L3, que corresponde à forma infectante do parasita Wuchereria bancrofti.

Quais os medicamentos indicados para filariose?

  • Os medicamentos comumente indicados para filariose são: Ivermectina; Dietilcarbamazina. Atenção! ... Vacina BCG é eficaz mesmo em crianças sem cicatriz, diz OMS.

Postagens relacionadas: