Quais são as causas da discinesia escapular?
Quais são as causas da discinesia escapular?
Principais causas
- Má postura.
- Fraqueza muscular.
- Desequilíbrio muscular.
- Lesão nervosa.
- Contratura de músculos e nervos.
- Luxações e fraturas.
O que é discinesia escapular?
A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
Qual o tratamento para discinesia da escápula?
Tratamento. A maior parte dos pacientes, nos quais a discinesia é um problema funcional decorrente de desequilíbrios musculares, o tratamento envolve o reequilíbrio da musculatura, com fortalecimento das musculaturas enfraquecidas e alongamento das estruturas contraturadas.
Quais são os tipos de discinesia escapular?
Os movimentos das escápulas acontecem em três níveis: o sagital, que é a inclinação anterior e posterior; o frontal, caracterizado pela rotação; e o transverso, que é a rotação interna e externa. Qualquer alteração em um desses movimentos, independente da causa, é nomeada de discinesia da escápula.
Como saber se tenho escapula alada?
Sintomas. Na maioria dos casos o sintoma mais presente é a dor no ombro, com foco ao redor da escápula. Outros sinais da Escápula Alada são perda da força, formigamento do braço e presença de estalos perto da escápula.
O que é escápula abduzida?
Ombro anteropulsionado = escápula abduzida: fraqueza de trapézio médio e romboides ou tensão de peitoral menor e subclávio.
Qual médico cuida da escápula?
O diagnóstico é feito por um médico ortopedista através de exame físico, sendo que pode ser solicitado a realização de eletromiografia para analisar o funcionamento dos músculos na região da escápula.