adplus-dvertising

Qual é o agente causador da escarlatina?

Índice

Qual é o agente causador da escarlatina?

Qual é o agente causador da escarlatina?

A escarlatina é uma doença infecciosa aguda causada pelo estreptococo ß hemolítico do grupo A, produtor de toxina pirogênica (eritrogênica), que raramente pode ser devida à infecção pelo estrepto- coco dos grupos C e G. A doença ocorre mais freqüentemente associada à faringite e, ocasional- mente, aos impetigos.

O que provoca a doença escarlatina?

Esta doença é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e é uma doença benigna muito comum na infância, sendo uma forma de amigdalite que se apresenta também com manchas na pele, e que precisa ser tratada com antibiótico.

Qual a bactéria que causa a escarlatina?

A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. Os estreptococos são, também, agentes causadores de infecções da garganta (amigdalites) e da pele (impetigo, erisipela).

O que é bom para aliviar a coceira da escarlatina?

Passar regularmente chá morno de camomila ou de eucalipto na pele para refrescar e aliviar a coceira; Passar óleos minerais ou cremes hidratantes para hidratar, reduzir a vermelhidão e evitar a descamação da pele.

Qual o tempo de cura da escarlatina?

Período de incubação da escarlatina: de 2 a 5 dias, sendo discutível a transmissão nessa fase da doença. Período de transmissibilidade: a transmissão tem seu início junto com os primeiros sintomas. Nos casos não tratados e sem complicações dura de 10 a 21 dias.

Quando a escarlatina é tratada?

  • Quando não tratada, a escarlatina pode complicar com formação de abcesso na garganta ou infecções nos pulmões, rins, coração, ouvidos ou sistema nervoso. A febre reumática e a glomerulonefrite pós-estreptocócica são complicações raras atualmente, mas que ocorriam com relativa frequência no passado.

Quem é mais propenso à escarlatina?

  • Crianças de cinco a 15 anos de idade são mais propensas do que outras pessoas a desenvolver escarlatina. Além disso, a bactéria se prolifera mais facilmente entre pessoas, principalmente por meio de contato próximo. Por isso, membros de uma família e colegas de classe são mais propensos à escarlatina também.

Como ocorre a transmissão da escarlatina?

  • A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de outra pessoa infectada. A escarlatina, embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, podendo acontecer até 3 vezes na vida, pois existem 3 formas diferentes da bactéria que causam esta doença.

Como é feito o diagnóstico da escarlatina?

  • O diagnóstico da escarlatina é normalmente feito clinicamente, através do exame físico. Se houver dúvidas, o médico pode colher amostras da orofaringe para pesquisa do Streptococcus pyogenes. Até o início do século XX, a escarlatina era considerada uma infecção grave, pois não havia tratamento adequado e as complicações eram muito comuns.

Postagens relacionadas: