O que é a focomelia?
O que é a focomelia?
O tipo de deficiência estudada é a focomelia, uma anomalia congênita, uma condição determinada por fatores causais antes do nascimento que ocorre pela falta de um ou mais membros do corpo. A focomelia impede a formação normal dos braços e das pernas, caracterizando-se pela aproximação ou encurtamento dos membros.
O que pode causar focomelia?
A focomelia é normalmente rara em humanos, sendo conseqüência natural de síndromes (síndrome de Holt-Oram, em que afeta um em cada 100.000 nascidos) ou da administração de drogas teratogênicas durante a gravidez (como a talidomida, proscrita do meio médico em 1961).
Qual a causa da talidomida?
A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal. Mas o uso durante a gestação restringiu o crescimento dos membros dos bebês, que nasceram com má formação nas pernas e braços.
O que é Meromelia?
Ausência de parte de um membro. Causada pelo distúrbio na diferenciação ou crescimento do membro na 5ª semana.
Que doença é essa talidomida?
A talidomida ou 'amida nftálica do ácido glutâmico' é uma medicação com efeitos sedativos e anti-inflamatórios. Porém, seu uso durante a gravidez causa a síndrome da talidomida, que ocasiona uma má formação do feto, fazendo com que o bebê nasça sem os braços e sem as pernas.
Para que a talidomida é usada hoje?
É indicada para pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso, em qualquer de suas formas clínicas (lúpus eritematoso sistêmico, discoide e cutâneo subagudo), com manifestações cutâneas resistentes aos tratamentos convencionais.
Porque a talidomida foi proibida?
Apresentada nos anos 1950 como droga mágica, a talidomida foi posteriormente proibida por seus efeitos deletérios, e nos últimos anos tem retornado para o tratamento de pacientes com doenças como o câncer e a hanseníase.