Qual é a causa da lepra?
Qual é a causa da lepra?
lepra é uma infecção crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. Ela resulta em danos principalmente nos nervos periféricos (nervos localizados no exterior do cérebro e da medula espinhal), na pele, nos testículos, nos olhos e nas membranas mucosas do nariz e da garganta.
Como se contrai a doença hanseníase?
A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.
Qual a causa da lepra?
- A lepra é uma doença transmissivel causada por uma bactéria. Afecta maioritáriamente a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma média de período de incubação de 3 anos. A lepra pode afectar todas as idades e ambos os sexos. A lepra pode ser curada. A MDT mata a bactéria e pára a transmissão da doença.
Como é feito o diagnóstico da lepra?
- O diagnóstico da lepra é feito através da observação das manchas na pele e dos sintomas apresentados pela pessoa.
Quais são os tipos de lepra?
- Tipos de Lepra: A Lepra, pode ser apresentada principalmente das seguintes formas: Tuberculóide: Nesse caso, o paciente não é gravemente afetado. Ele possui resposta imune parcial ao bacilo e os sintomas não são tão agressivos. Indeterminada: Pouquíssimas lesões são apresentadas, ou até mesmo uma única, raramente evolui para casos mais graves.
Quais são os casos da lepra infectocontagiosa?
- Na Bíblia, são descritos casos da Lepra infectocontagiosa que atacava principalmente a pele, os olhos e os nervos. As deformidades que provocava eram motivo para seus portadores serem excluídos do convívio social. Considerada castigo dos deuses, os doentes eram recolhidos em leprosários, onde ficavam até morrer.