Como surge a endometriose?
Índice
- Como surge a endometriose?
- O que fazer para evitar endometriose?
- O que é endometriose causas e sintomas?
- Que exame fazer para saber se tenho endometriose?
- Qual a causa da endometriose profunda?
- Como é feito o tratamento para endometriose?
- Por que a endometriose é inflamatória?
- Quando ocorre a endometriose intestinal?
Como surge a endometriose?
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele.
O que fazer para evitar endometriose?
Uma forma de prevenir a endometriose ou de evitar que o problema se agrave é a mesma para a maioria das doenças: exercícios físicos, alimentação saudável, evitar situações estressantes e cuidar melhor da saúde mental. Evitar o consumo de bebida alcoólicas também é indicado já que o álcool promove alterações hormonais.
O que é endometriose causas e sintomas?
Os sinais e sintomas da endometriose podem ser muito variados. A dor pélvica é o principal sintoma. A dor é habitualmente severa e cíclica (coincide com a menstruação), eventualmente associada a menstruação abundante. Os sintomas podem iniciar dias antes da menstruação e terminar dias depois.
Que exame fazer para saber se tenho endometriose?
Exames para Detectar a Endometriose
- Toque vaginal.
- Ultrassom transvaginal.
- Ultrassom transvaginal com preparo intestinal.
- Ressonância magnética.
Qual a causa da endometriose profunda?
- Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.
Como é feito o tratamento para endometriose?
- O tratamento para endometriose deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista e envolve o uso de medicamentos que ajudam a aliviar e controlar os sintomas, além de também poder ser necessário, nos casos mais graves, a realização de cirurgia.
Por que a endometriose é inflamatória?
- Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero , sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta.
Quando ocorre a endometriose intestinal?
- A endometriose intestinal pode acontecer e surge quando o tecido endometrial, que reveste o interior do útero, começa a crescer no intestino, causando aderências. Esse tecido também responde aos hormônios, e por isso sangra durante a menstruação.