adplus-dvertising

O que é a chuva ácida e o efeito estufa?

Índice

O que é a chuva ácida e o efeito estufa?

O que é a chuva ácida e o efeito estufa?

A chuva ácida é a precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, resultantes de reações químicas que ocorrem na atmosfera. ... Elas resultam da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera, em consequência das atividades humanas.

O que é efeito estufa resumo pequeno?

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. ... Parte da energia emitida pelo Sol à Terra é refletida para o espaço, outra parte é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos.

Quais são os efeitos das chuvas ácidas?

  • Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida. A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.

Quais são as causas do efeito estufa?

  • A partir da compreensão do processo natural do efeito estufa, é preciso conhecer quais causas influenciam na maior incidência desse fenômeno no planeta, tornando a situação alarmante. Através da fotossíntese, a vegetação é capaz de retirar parte do gás carbônico e, assim, ajudar no controle do seu acúmulo na camada de ozônio.

Quais são os principais componentes da chuva ácida?

  • Os óxidos de enxofre (SO 2 e SO 3) e de nitrogênio (N 2 O, NO e NO 2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H 2 SO 4) e o ácido nítrico (HNO 3 ).

Qual o estrago ambiental das chuvas ácidas?

  • Além desse estrago ambiental, as chuvas ácidas reagem com carbonatos, como o mármore (calcário – carbonato de cálcio – CaCO 3) que compõe as estátuas, monumentos históricos e muitos materiais usados na construção civil, que são, com o tempo, degradados. Reagem também com metais, destruindo estruturas metálicas de prédios e pontes.

Postagens relacionadas: