adplus-dvertising

Quais as causas da ascite?

Índice

Quais as causas da ascite?

Quais as causas da ascite?

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.

Quem pode ter ascite?

Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.

Como eliminar a ascite?

A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.

O que fazer para diminuir a ascite?

A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.

Qual exame para detectar ascite?

Ultrassonografia. Como já relatado, o exame físico é acurado na detecção de ascite em volumes acima de 1.500 mL, e a ultrassonografia de abdome pode ser útil para confirmar o diagnóstico e para guiar a punção em ascites de menor volume.

O que ocasiona a barriga d'água?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.

Qual a causa mais comum de ascite?

  • A causa mais comum de ascite é doença hepática avançada ou cirrose. Embora o mecanismo exato do desenvolvimento ascítico não seja completamente compreendido, a maioria das teorias sugere hipertensão portal (pressão aumentada no fluxo sanguíneo do fígado para o fígado) como principal contribuinte.

Qual a cura da ascite?

  • A cura da ascite depende da cura da doença subjacente, ou seja, sem esse primeiro tratamento a ascite não tem cura e pode retornar várias vezes. Dependendo do estágio em que a doença subjacente se encontra ascite precisará ser tratada durante um longo período.

Quais são os sintomas associados com ascite?

  • Pode não haver sintomas associados com ascite, especialmente se for leve (geralmente menor que cerca de 1 ml em adultos). À medida que mais fluido se acumula, o aumento da circunferência abdominal e do tamanho são comumente observados. Dor abdominal, desconforto e inchaço também são freqüentemente vistos quando ascite se torna maior.

Quando ocorre a infecção do líquido da ascite?

  • Antibióticos quando ocorre infecção do líquido da ascite, chamada de peritonite bacteriana espontânea, uma complicação grave que pode levar à morte, sendo necessário que a pessoa também fique internada.

Postagens relacionadas: