adplus-dvertising

O que é a doença do silicone?

Índice

O que é a doença do silicone?

O que é a doença do silicone?

A doença do silicone é um termo usado pelas próprias pacientes para descrever um conjunto de sintomas que atribuem ao uso do implante, também conhecido em inglês como Breast Implant Illness (BIIs). Dentre os sintomas, fadiga, depressão, mau funcionamento intestinal, dores articulares etc.

Quais os sintomas da doença do silicone?

Como os sintomas mais frequentemente descritos associados ao silicone são queixas vagas e inespecíficas — fadiga, dor muscular, dor articular, alteração do sono, boca seca, alteração de memória e atenção, entre outras —, fica difícil estabelecer um diagnóstico tendo em vista apenas a relação temporal entre a doença e a ...

Quais são os problemas que causam o silicone?

Os sintomas podem incluir:

  • Dores nas articulações e músculos.
  • Fadiga crônica.
  • Problemas de memória e concentração.
  • Problemas respiratórios.
  • Distúrbios do sono.
  • Erupções cutâneas e problemas de pele.
  • Boca seca e olhos secos.
  • Ansiedade.

Qual a probabilidade de ter doença do silicone?

Uma nova pesquisa mostrou que implantes de silicone aumentam risco de artrite em 600%, de natimorto em 450% e de câncer de pele em 400%

O que é a síndrome Ásia?

Você já ouviu falar da síndrome ASIA? É uma síndrome autoimune/inflamatória caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas como dor articular no corpo, cansaço, distúrbios no sono, perda de cabelo, entre outros, que também são observados em outras doenças.

O que é a doença Ásia?

A Síndrome de Asia acontece principalmente em pessoas que têm predisposição genética a doenças autoimunes. Além disso, ela está ligada à exposição do paciente a algum fator externo, como infecções, vacinas e silicone. Portanto, a condição pode ter como causa o implante de prótese de silicone – mas não apenas essa.

Como saber se tenho síndrome Ásia?

Alguns dos sintomas que o paciente com Síndrome de Asia pode apresentar são:

  1. dores musculares;
  2. mialgia;
  3. fraqueza muscular;
  4. artralgia;
  5. artrite;
  6. fadiga crônica;
  7. distúrbios de sono;
  8. alterações cognitivas;

Como o corpo reage ao silicone?

Uma prótese de silicone é um "corpo estranho", e o organismo de algumas mulheres reage negativamente a ele. Há a possibilidade de haver um endurecimento ou de o implante ficar encapsulado, o que pode levar a infecções e fazer com que o seio se deforme. A contratura capsular é um dos efeitos colaterais mais comuns.

Quais são os perigos de colocar silicone?

Riscos: Como qualquer cirurgia, esta pode causar hematomas e infecções. Embora ocorra em apenas 2% dos casos, a rejeição à prótese pode causar endurecimento do silicone e dor nos seios. Prótese: 2 ml. Riscos: A detecção precoce de câncer da mama já é prejudicada.

Como evitar a doença do silicone?

Já na Doença do Silicone, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) afirma que a escolha da prótese adequada é fundamental para a segurança do procedimento, sempre mantendo a atenção para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para o prazo de validade e registro do produto.

Por que o silicone é uma doença autoimune?

  • Segundo ele, a doença também é conhecida como síndrome ASIA, e é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas, como dor articular, dor no corpo, cansaço, distúrbios no sono, perda de cabelo, entre outros. E tudo isso acontece porque o silicone serve como gatilho para uma resposta autoimune desencadeando uma serie de sinais e sintomas.

Quais são as doenças relacionadas ao implante mamário de silicone?

  • Porém é preciso lembrar que há também outras doenças relacionadas ao implante mamário de silicone como o Linfoma Anaplásico de Células Grandes (ALCL ou BIA-ALCL), a contratura capsular e a toxicidade pelo próprio silicone.

Qual a relação entre próteses de silicone e síndrome?

  • A maioria das doenças ou síndromes leva anos para ser melhor compreendidas, como é o caso da "doença do silicone". "Até o momento não existem evidências suficientes de que exista uma relação direta de causa e efeito entre as próteses de silicone e os inúmeros sintomas relatados na síndrome", ressalta o cirurgião Luís Felipe Maatz.

Por que o silicone tem predisposição genética?

  • E tudo isso acontece porque o silicone serve como gatilho para uma resposta autoimune desencadeando uma serie de sinais e sintomas. O Dr. Fernando ainda alerta que qualquer pessoa pode sofrer com essa síndrome, mas pessoas com predisposição genética têm mais ocorrência.

Postagens relacionadas: