O que é Cid coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?
Índice
- O que é Cid coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?
- Quais são as diferenças entre coágulo intravascular é um trombo?
- Qual sistema está ativado na CID?
- Quem produz o fibrinogênio?
- Quais os fatores desencadeantes da coagulação intravascular disseminada CIVD )?
- Qual a relação entre coagulação e inflamação?
- Qual a função sistêmica da coagulação na CIVD?
- Posso fazer a transfusão de plaquetas e fatores de coagulação?
- Como ocorre o consumo dos fatores de coagulação?
O que é Cid coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?
A coagulação intravascular disseminada (CID) envolve geração anormal e excessiva de trombina e fibrina no sangue circulante. Durante o processo, ocorre aumento da agregação plaquetária e consumo de fatores de coagulação.
Quais são as diferenças entre coágulo intravascular é um trombo?
Conceito: coagulação intravascular "in vivo". Na coagulação temos o coágulo cruórico (vermelho) com a superfície lisa e apresenta elasticidade. Já o trombo "pós-mortem" apresenta superfície irregular e é quebradiço. Geralmente os trombos estão aderidos à parede do vaso e os coágulos "pós-mortem" encontram-se soltos.
Qual sistema está ativado na CID?
A coagulação intravascular disseminada (CID) é uma síndrome secundária a diversos processos patológicos, onde, paradoxalmente, mecanismos antagônicos estão ativados: da coagulação sangüínea e da fibrinólise (FELDMAN, 1988; DEMPFLE, 2004).
Quem produz o fibrinogênio?
O fibrinogênio é um fator da coagulação (fator I), uma proteína necessária para a formação do coágulo. É produzido no fígado e liberado na circulação junto com outros fatores. É desencadeado quando há lesão de um vaso sanguíneo, processo chamado hemostasia, que contém o sangramento.
Quais os fatores desencadeantes da coagulação intravascular disseminada CIVD )?
Coagulação intravascular disseminada (CID)
- Existem diversas causas possíveis, incluindo infecção, cirurgia e complicações do parto.
- A coagulação excessiva é seguida de hemorragia excessiva.
- A quantidade de fatores de coagulação no sangue é medida.
- O distúrbio subjacente é tratado.
Qual a relação entre coagulação e inflamação?
- De qualquer forma, diversas evidências apontam para a contribuição da CIVD neste processo e uma hipótese atraente é a de que as interações entre coagulação e inflamação, como expostas acima, estejam diretamente envolvidas.
Qual a função sistêmica da coagulação na CIVD?
- A ativação sistêmica da coagulação promove não somente deposição de fibrina e trombose, mas também consumo e conseqüente depleção dos fatores da coagulação e plaquetas o que freqüentemente resulta em manifestações hemorrágicas. No conjunto, esses mecanismos fisiopatológicos explicam a ocorrência simultânea de trombose e sangramento na CIVD.
Posso fazer a transfusão de plaquetas e fatores de coagulação?
- Pode-se realizar a transfusão de plaquetas e fatores de coagulação, com o objetivo de substituir os que foram consumidos e deter a hemorragia, mas os benefícios desse procedimento duram pouco tempo. Pode-se também ser feito o uso de heparina ( anticoagulante) para atrasar a coagulação.
Como ocorre o consumo dos fatores de coagulação?
- O consumo dos fatores de coagulação caracteriza-se pela queda de seus níveis plasmáticos, como é o caso dos fatores V e VII. Isso se reflete no prolongamento dos tempos globais de coagulação - Tempo de Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA).