Quais as principais causas da colecistite aguda?
Índice
- Quais as principais causas da colecistite aguda?
- O que é colecistite e quais suas causas e tratamento?
- O que acontece quando a vesícula inflama?
- Como diagnosticar colecistite?
- Qual o conceito de colecistite?
- Qual a diferença de colecistite e colelitíase?
- Quais são os sinais da colecistite?
- Como se manifesta a colecistite?
- Como é feito o tratamento para colecistite?
- Qual a inflamação da colecistite?
Quais as principais causas da colecistite aguda?
A inflamação aguda da vesícula biliar pode acontecer por meio de 2 mecanismos: Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile.
O que é colecistite e quais suas causas e tratamento?
Colecistite: Inflamação aguda da vesícula biliar. Os sintomas mais freqüentes são febre, dor na região abdominal superior direita (hipocôndrio direito), náuseas, vômitos, etc. Seu tratamento é cirúrgico.
O que acontece quando a vesícula inflama?
Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.
Como diagnosticar colecistite?
O diagnóstico definitivo de colecistite é estabelecido por exame de imagem a partir da suspeita clínica. O exame de imagem de primeira escolha é a ultrassonografia de abdome, sendo a cintilografia hepatobiliar a alternativa de preferência.
Qual o conceito de colecistite?
A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.
Qual a diferença de colecistite e colelitíase?
Colecistite aguda. A obstrução do ducto cístico por um cálculo biliar impactado produz inflamação aguda na vesícula biliar. A colelitíase está presente em 90 a 95% dos pacientes com colecistite aguda, sendo que a maioria destes indivíduos já teve ataques prévios de cólica biliar.
Quais são os sinais da colecistite?
- Sintomas da Colecistite. Os sinais e sintomas da colecistite incluem dor no quadrante superior direito, febre e uma alta contagem de glóbulos brancos.
Como se manifesta a colecistite?
- Esse problema pode se manifestar de formas diferentes, tendo como um de seus principais sintomas a sensação de dor no lado direito (quadrante superior) do abdômen. Apesar de serem clinicamente semelhantes, a colecistite pode ser diagnosticada em dois tipos diferentes:
Como é feito o tratamento para colecistite?
- Como é feito o tratamento. O tratamento para colecistite geralmente é iniciado com o internamento no hospital para ajudar a controlar a inflamação e aliviar a dor para, em seguida, ser feita a cirurgia de retirada da vesícula. Geralmente, é recomendado que a vesícula seja operada ainda nos primeiros 3 dias do início da inflamação aguda.
Qual a inflamação da colecistite?
- Esta inflamação pode ser aguda, sendo chamada de colecistite aguda, com sintomas intensos e de rápida piora, ou crônica, com sintomas mais leves e que se arrastam por semanas a meses. Uma colecistite provoca sinais e sintomas como dor abdominal em cólica, náuseas, vômitos, febre e sensibilidade à palpação do abdome.