O que é teste da urease positivo?
Índice
- O que é teste da urease positivo?
- Quais os sintomas da H Pylori no estômago?
- Como a pylori sobrevive?
- Qual o tratamento para urease positivo?
- O que é H. pylori tem cura?
- Como é feito o teste da urease para detectar a infecção por pylori?
- Como ocorre a infecção por esta bactéria?
- Qual a origem da bactéria pylori?
- Como é identificada a bactéria?
O que é teste da urease positivo?
Positivo, quando a bactéria que possui a enzima urease consegue degradar a ureia, dando origem à amônia e bicarbonato, sendo essa reação percebida por meio da alteração da cor do meio, que passa de amarela para rosa/ vermelho. Negativo quando não há mudança na cor do meio, indicando que a bactéria não possui a enzima.
Quais os sintomas da H Pylori no estômago?
“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Como a pylori sobrevive?
A Helicobacter pylori ou H. pylori, é uma bactéria encontrada no estômago. Ela sobrevive em um ambiente muito ácido graças a sua capacidade de converter a ureia em amônia e gás carbônico. Isso é o que lhe dá energia necessária para sobreviver.
Qual o tratamento para urease positivo?
Normalmente, o tratamento para o H. pylori consiste na toma de 3 drogas por 7 a 14 dias com: um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol) + dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxacilina ou Claritromicina e Metronidazol.
O que é H. pylori tem cura?
H. pylori tem cura pois pode ser erradicada com o uso de antibióticos. O tratamento é feito para matar os germes, restabelecer o revestimento do estômago e evitar a volta das feridas gástricas.
Como é feito o teste da urease para detectar a infecção por pylori?
- No caso do teste da urease para detectar a infecção por H. pylori, o teste é realizado durante o exame de endoscopia alta, que é um exame que avalia a saúde do esôfago e do estômago, sem causar dor ou desconforto no paciente e o resultado pode ver avaliado em poucos minutos.
Como ocorre a infecção por esta bactéria?
- É muito comum haver a infecção por esta bactéria, sem que ocorram sintomas. Entretanto, ela pode destruir a barreira natural que protege as paredes internas do estômago e intestino, que sofrem efeitos do ácido gástrico, além de aumentar a capacidade de inflamação dos tecidos desta região. Isto provoca sintomas como:
Qual a origem da bactéria pylori?
- A denominação pylori é pelo fato da bactéria ser mais comumente encontrada na mucosa do antro gástrico, próxima ao piloro (GOODWIN et al .,1989).
Como é identificada a bactéria?
- Esta bactéria normalmente é identificada durante o exame de endoscopia, através de uma biópsia ou através do teste da urease, que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria.