adplus-dvertising

Como se usa uma pipeta Volumetrica?

Índice

Como se usa uma pipeta Volumetrica?

Como se usa uma pipeta Volumetrica?

Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.

Quando usar pipeta graduada e quando usar a pipeta volumétrica?

Quando usar a pipeta volumétrica? A pipeta volumétrica permite a transferência exata do volume de líquidos, o líquido é aspirado através de um pi pump, ou pipetador, até a linha inferior do menisco. A pipeta volumétrica tem a função de ser uma vidraria de laboratório para medidas precisas.

Como pipetar com qualidade?

“Uma boa pipeta deve ser precisa, exata e de fácil manuseio – não deve apresentar resistência ao abaixar ou levantar o pistão ou ao dispensar a ponteira. Além disso, utilizar ponteiras de boa qualidade e com filtro, para a biologia molecular, ajuda a evitar contaminação de materiais durante as etapas do processo.

Como deve ser feita a Calibracao de pipeta volumétrica?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Qual é a função da pipeta?

As pipetas são instrumentos para transferência de líquidos que permitem medir o volume a ser transferido. Existem pipetas para diversos volumes, desde as pipetas sorológicas e volumétricas até as micropipetas.

Quando deve ser usada uma pipeta?

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. ... Pipeta Volumétrica ou Transferidora: planejada para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A).

Por que devemos pipetar com o auxílio de pêra ou pipetador?

A pera de sucção é um material muito importante, pois permite que o químico não precise colocar a boca na pipeta para succionar o líquido, evitando intoxicações. De acordo Constantino (2004, p. 31) nunca se deve pipetar líquidos cáusticos ou tóxicos diretamente com a boca.

Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?

  • Por exemplo, se for usada uma pipeta volumétrica que indica escrita no vidro com capacidade para 20 ml e com uma única capacidade acima da protuberância, significa que até essa marca a pipeta deve ser preenchida para que, uma vez completamente esvaziada na recipiente a ser transferido, o volume transferido é exatamente de 20 ml.

Como limpar a superfície externa da pipeta?

  • No dia a dia, a superfície externa da pipeta pode ser limpa com um papel toalha umedecido com álcool 70% e em seguida ficar em repouso dentro do fluxo laminar com a luz UV ligada por 15 minutos para descontaminação.

Como fazer uma pipeta de plástico?

  • Uma pipeta bastante simples, não possuem abertura superior, apenas a inferior para entrada de liquido. Possuem na ponta um "balão" que quando pressionado expele o ar para fora. Daí mergulha-se a ponta no liquido e em seguida soltando o balão, trazendo o líquido para a pipeta. Geralmente são feitas de plástico e são descartáveis.

Qual a calibração da pipeta?

  • Calibração é o processo pelo qual a precisão da pipeta é estabelecida. É o grau de correspondência entre o valor que o instrumento indica que está transferindo e o valor realmente transferido. O material volumétrico é calibrado para transferir um determinado volume a uma certa temperatura, que normalmente é padronizada a 20 ° C.

Postagens relacionadas: