O que pode causar uma anasarca?
O que pode causar uma anasarca?
A anasarca é um termo médico que se refere a um inchaço, também chamado de edema, generalizado no corpo devido ao acúmulo de líquido e pode acontecer por causa de diversos problemas de saúde como a insuficiência cardíaca, problemas nos rins ou fígado e até doenças do sistema linfático.
O que significa um paciente anasarca?
A anasarca é caracterizada pelo excesso generalizado de líquido no interstício e no interior das próprias células e apresenta fisiopatologia variada conforme os mecanismos responsáveis por sua produção.
Quando considerar anasarca?
A anasarca torna-se clinicamente detectável quando pelo menos cinco litros em um adulto foram transferidos para o interstício . Há vários mecanismos envolvidos nessa transferência, mas a retenção de sódio e água constitui fator importante em todo quadro de anasarca.
Qual a causa do edema?
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
O que leva a Hipoalbuminemia?
Entre as causas possíveis está a desnutrição, especialmente nos casos de redução da oferta de aminoácidos. Também pode ser causada por fatores de estresse, como cirurgias, traumas, infecções, irradiação e queimaduras.
Como classificar anasarca?
Geralmente a anasarca se inicia pelos pés e pernas (edema ortostático). Se ocorrer comprometimento inicial da face, ele provavelmente é de origem renal e se começa por ascite (acúmulo de líquido no abdômen), sugere origem hepática.
O que causa a Hipoalbuminemia?
Hipoalbuminemia é a baixa concentração de albumina no corpo. Considera-se que um paciente humano está com hipoalbuminemia quando a concentração de albumina no plasma fica abaixo de 3,5g/dl. Entre as causas possíveis está a desnutrição, especialmente nos casos de redução da oferta de aminoácidos.
Como diagnosticar clinicamente o edema?
Clinicamente, os caracteres do edema são evidenciados pelo exame da pele, dado o acúmulo de líquido no tecido celular sub cutâneo.