adplus-dvertising

É normal ter plaquetas baixas?

Índice

É normal ter plaquetas baixas?

É normal ter plaquetas baixas?

Valores entre 100-150 mil podem ser normais e constitucionais em alguns indivíduos. A plaquetopenia ocorre por diminuição da produção de plaquetas na medula óssea; destruição de plaquetas periféricas por anticorpos; consumo de trombos; diluição e aprisionamento de plaquetas no baço.

Quando as plaquetas estão altas o que pode ser?

As plaquetas são consideradas altas, quando sua contagem tem valor igual ou superior a 400.000. O aumento de plaquetas é chamado trombocitose ou plaquetose.

Quais são as plaquetas do sangue?

  • 3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.

Quais doenças podem provocar plaquetas baixas?

  • Existem algumas doenças ou situações que podem provocar plaquetas baixas como as leucemias, a púrpura trombocitopênica idiopática, o mieloma múltiplo, válvulas cardíacas metálicas,o lúpus eritematoso sistêmico, alguns medicamentos, entre outras causas.

Como reduzir o número de plaquetas no sangue?

  • Habitualmente o sangue contém de 150.0.000 plaquetas por microlitro. Muitas doenças podem reduzir o número de plaquetas, as principais causas são uma produção insuficiente na medula óssea, o sequestro das plaquetas por um baço grande, o aumento do uso dos trombócitos, da sua destruição ou a sua diluição no sangue.

Quais são os sinais das plaquetas baixas?

  • Os sinais mais comuns das plaquetas baixas são os sangramentos na pele e nas mucosas, que ocorrem espontaneamente quando o número de plaquetas estão abaixo de 30.000/mm3. Nesses casos, pode haver: Pequenos pontinhos avermelhados no corpo (petéquias ou hemorragias puntiformes); Sangramento pelo nariz (epistaxe).

Postagens relacionadas: