Qual é a história da formiga e a cigarra?
Índice
- Qual é a história da formiga e a cigarra?
- O que podemos aprender com a fábula da cigarra e a formiga?
- Qual a profissão da formiga na fábula?
- O que fazer a formiga quando a cigarra apareceu?
- Qual é a moral da história?
- Quais são os sentimentos das formigas?
- O que é a moral da fábula?
- O que é cigarra pediu para formiga?
- O que a formiga fez durante o verão?
- Porque a formiga não deu comida para a cigarra?
- Será que a Formiga não chegou a ajudar a cigarra?
- Quem foi o pai da fábula da cigarra e a formiga?
- Qual a rainha das formigas?
- Como a cigarra trabalha durante o verão?
Qual é a história da formiga e a cigarra?
Conta a fábula de La Fontaine que a cigarra bateu à porta do formigueiro para pedir comida, pois morria de fome e era inverno. As formigas lhe perguntaram o que ela fez no verão, época de trabalhar e guardar. A cigarra respondeu que ficara cantando.
O que podemos aprender com a fábula da cigarra e a formiga?
As formigas, inicialmente, lhe negaram comida, mas a cigarra jurou estar arrependida. As formigas então lhe concederam a comida, certas de que a cigarra aprendera a lição. Essa fábula nos ensina que se deve poupar para enfrentar os piores momentos.
Qual a profissão da formiga na fábula?
Já ouviu falar na história da cigarra de da formiga? Diz a fábula que, na mata, durante o verão, a cigarra aproveitou para cantar e curtir a vida. Já a formiga, por sua vez, trabalhou sem parar, a fim de juntar comida suficiente para passar o inverno, quando o acesso ao alimento seria mais difícil.
O que fazer a formiga quando a cigarra apareceu?
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela: __E o que é que você fez durante todo o verão? __Durante o verão eu cantei – disse a cigarra. E a formiga respondeu: __Muito bem, pois agora dance!
Qual é a moral da história?
A explicação para as histórias terem um elenco tão fantástico é que os autores objetivavam criticar costumes e até pessoas e utilizam-se desse artifícios para não serem perseguidos. Ao final de cada conto do gênero, as pessoas são levadas a algum ensinamento, a famosa moral da história.
Quais são os sentimentos das formigas?
"Trata-se de uma resposta emocional, porque está ligada ao passado destas formigas." O professor observou que, na natureza, a reação emocional poderia não ser uma vantagem para o formigueiro. "A emoção está relacionada diretamente à memória, mas a memória sim é que é uma vantagem evolutiva."
O que é a moral da fábula?
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
O que é cigarra pediu para formiga?
No inverno, desamparada, a cigarra faminta pede-lhes um pouco dos grãos que punham a secar; perguntada sobre o que a fizera durante todo o verão, responde que não tivera tempo para juntar comida pois "cantara melodiosamente", ao que as formigas retrucam que se cantara no verão, que dançasse no inverno.
O que a formiga fez durante o verão?
A cigarra e a formiga – Esopo (versão Ruth Rocha) A formiga então perguntou a ela: — E o que é que você fez durante todo o verão? — Durante o verão eu cantei — disse a cigarra. E a formiga respondeu:— Muito bem, pois agora dance!
Porque a formiga não deu comida para a cigarra?
Quando esse chega, a cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela. A formiga recusa, falando que a Cigarra passou o verão cantando e agora precisa "se virar". Tal como na fábula de Esopo, todos somos um pouco (ou muito) formiga e um pouco (ou muito) cigarra.
Será que a Formiga não chegou a ajudar a cigarra?
- Afinal, no fim da história não é dito que a Formiga não chegou a ajudar a Cigarra, após chamá-la a razão. Então, ficaria uma interpretação em aberto: talvez a Formiga tenha sido generosa, depois de alertar a Cigarra para sua irresponsabilidade.
Quem foi o pai da fábula da cigarra e a formiga?
- A fábula da Cigarra e a Formiga (ou o Gafanhoto e a Formiga, como original) foi escrita por Esopo, um escritor da Grécia Antiga que ficou conhecido como o pai das fábulas. Jean de La Fontaine adaptou a fábula, algum tempo depois, para o francês.
Qual a rainha das formigas?
- Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: – No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Como a cigarra trabalha durante o verão?
- Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno. Quando chegam os dias de frio e chuva, a Cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela.