O que pode causar alcalose respiratória?
Índice
- O que pode causar alcalose respiratória?
- Como ocorre a alcalose?
- Como reverter a alcalose respiratória?
- Como ocorre a alcalose metabólica e a alcalose respiratória?
- Como identificar alcalose metabólica?
- Quais as causas e possibilidades terapêuticas para o tratamento da alcalose respiratória?
- Como o uso excessivo de determinados diuréticos pode levar a alcalose metabólica?
- Como se trata a alcalose?
- Quais as complicações da alcalose não tratada?
- Qual o sintoma da alcalose respiratória?
- Quais são os sintomas da alcalose metabólica?
O que pode causar alcalose respiratória?
Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica.
Como ocorre a alcalose?
Alcalose ocorre quando o pH ultrapassa 7,45, e pode ser provocada pela perda de ácidos com vômitos prolongados ou desidratação, administração venosa ou ingestão de bases, ou hiperventilação (por aumento da eliminação de ácido sob a forma de CO2).
Como reverter a alcalose respiratória?
Como é feito o tratamento O tratamento depende da causa da alcalose respiratória. Se a pessoa tiver uma respiração rápida causada por ansiedade, o tratamento baseia-se em diminuir a sua frequência respiratória, diminuindo a sua ansiedade e aumentando a quantidade de gás carbônico inspirado.
Como ocorre a alcalose metabólica e a alcalose respiratória?
A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).
Como identificar alcalose metabólica?
Como confirmar O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.
Quais as causas e possibilidades terapêuticas para o tratamento da alcalose respiratória?
Causas da alcalose metabólica
Causa | Comentários |
---|---|
Alcalose de contração* | |
Diuréticos (todos os tipos) Perda de sódio no suor na fibrose cística | Perda de cloreto de sódio concentra uma quantidade fixa de HCO3 em um volume total em corpos menores |
Outras |
Como o uso excessivo de determinados diuréticos pode levar a alcalose metabólica?
O uso de diuréticos – medicamentos que aumentam a produção de urina – pode diminuir o volume sanguíneo do corpo e causar um aumento efetivo na concentração de bicarbonato no sangue, levando a uma alcalose metabólica.
Como se trata a alcalose?
- Este tipo de alcalose pode produzir ansiedade e sensação de formigamento ao redor dos lábios e na face. Caso ocorra agravamento do quadro, pode haver espasmos musculares e o paciente pode sentir-se fora da realidade. Normalmente o diagnóstico é feito apenas por meio do histórico e quadro clínica apresentado pelo paciente.
Quais as complicações da alcalose não tratada?
- Entre as complicações da alcalose não tratada podem surgir arritmias, coma ou o desequílibrio eletrolítico, causando a hipocalemia, por exemplo.
Qual o sintoma da alcalose respiratória?
- Geralmente, o sintoma presentes na alcalose respiratória são provocados pela doença que causa esta alteração e também pelos efeitos no cérebro da hiperventilação, podendo surgir formigamento nos lábios e no rosto, espasmos musculares, enjoo, tremores nas mãos e estar fora da realidade por alguns instantes.
Quais são os sintomas da alcalose metabólica?
- Cada tipo de alcalose apresenta sintomas específicos. A alcalose metabólica, por exemplo, apresenta sinais apenas quando evolui para algo mais grave, levando a hipocalemia e com isso: Excitação neuromuscular. NÃO PARE AGORA...