O que é a agregação plaquetária?
Índice
- O que é a agregação plaquetária?
- O que causa agregados plaquetários?
- Como é feito o teste de agregação plaquetária?
- Qual a diferença de adesão plaquetária e agregação plaquetária?
- O que é Pseudotrombocitopenia?
- O que é presença de agregados Plaquetarios em cães?
- O que são alterações plaquetárias?
- Como ocorre a redução da agregação plaquetária?
- Quando ocorre a ativação da plaqueta?
- Como ocorre a disfunção plaquetária?
- Quais são as causas do aumento de plaquetas?
O que é a agregação plaquetária?
A agregação plaquetária é um teste que avalia a função das plaquetas pela exploração de diferentes vias de ativação plaquetária in vitro, quando um plasma citratado rico em plaquetas (PRP) é continuamente agitado por uma esfera de ferro em um aparelho denominado agregômetro de plaquetas.
O que causa agregados plaquetários?
Quando ocorre um dano vascular, a matriz colágena e as proteínas subendoteliais ficam expostas. É nesse local que os receptores de membrana das plaquetas se ligam, resultando na adesão plaquetária, a primeira etapa do processo de formação do trombo plaquetário.
Como é feito o teste de agregação plaquetária?
PRINCIPIOS DO TESTE A agregação plaquetária pode ser medida em qualquer sistema fotométrico através da alteração da transmitância de um plasma rico em plaquetas, ao qual se adiciona o agente agregante.
Qual a diferença de adesão plaquetária e agregação plaquetária?
Por definição entende-se agregação plaquetária como a ligação entre uma plaqueta e outra e por adesão entende-se a fixação de uma plaqueta ao vaso sanguíneo.
O que é Pseudotrombocitopenia?
A pseudotrombocitopenia consiste na contagem baixa de plaquetas em amostras de sangue colhidas em etilenedinitrilotetraacetato (EDTA).
O que é presença de agregados Plaquetarios em cães?
A presença de agregados pode ocorrer por dificuldade na coleta do sangue, demora na passagem do sangue para o tubo, punções múltiplas, entre outros fatores. Com os agregados plaquetários, as plaquetas não apresentam distribuição homogênea no esfregaço sanguíneo, dificultando a correção e podendo ocasionar erro.
O que são alterações plaquetárias?
Alterações na Função Plaquetária As plaquetopatias ou distúrbios hereditários da função plaquetária são doenças raras. As manifestações hemorrágicas são semelhantes nessas diferentes patologias.
Como ocorre a redução da agregação plaquetária?
- A redução da agregação plaquetária em resposta à introdução de ADP é observada com anemia perniciosa, leucemia aguda e crônica, mieloma. Em pacientes com uremia, com estimulação de colágeno, adrenalina, ADP, a agregação é reduzida. O hipotireoidismo é caracterizado por uma diminuição da agregação plaquetária com estimulação da ADP.
Quando ocorre a ativação da plaqueta?
- Múltiplos agonistas são gerados nesse momento. Eles induzem a ativação plaquetária, ocasionando alterações nos receptores da glicoproteína (GP) IIb/IIIa e levando a um estado de receptividade à ligação do fibrinogênio. Nessa fase, as plaquetas se encontram definitivamente ativadas.
Como ocorre a disfunção plaquetária?
- A disfunção plaquetária pode ocorrer com um defeito de anormalidade plaquetária intracelular ou com um efeito externo prejudicando a função das plaquetas normais. A disfunção pode ser congênita e adquirida. De distúrbios congênitos, a doença de Willebrand é mais comum e menos defeitos plaquetários intracelulares.
Quais são as causas do aumento de plaquetas?
- Conheça outras causas do aumento de plaquetas. A trombocitopenia é caracterizada pela diminuição da quantidade de plaquetas que pode ser devido a doenças auto-imunes, doenças infecciosas, deficiência nutricional de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 e problemas relacionados a problemas no baço, por exemplo.