Como evitar as inundações?
Como evitar as inundações?
Não jogue papel e lixo na rua; Não jogue sedimentos, troncos, móveis, materiais e lixo que impedem o curso do rio, provocando transbordamentos; Não jogue lixo nos bueiros (boca de lobo), para não obstruir o escoamento da água; Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimentos.
Quais são as causas das enchentes nas grandes cidades?
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
O que fazer para resolver as enchentes?
Como combater as enchentes?
- Construção de sistemas eficientes de drenagem;
- Desocupação de áreas de risco;
- Criação de reservas florestais nas margens dos rios;
- Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo;
- Planejamento urbano mais consistente.
Qual a definição da inundação?
- Em termos técnicos a Organização das Nações Unidas, por meio de seu Escritório para a Redução de Riscos (UNISDR), define a inundação como um processo de risco natural, mesmo quando ocorrido em áreas urbanas.
Quais as consequências dessas inundações?
- Esse processo promove a destruição da infraestrutura das cidades afetadas, perdas agrícolas, propagação de doenças, gera desabrigados, feridos, mortos, etc. Essas inundações podem ser desencadeadas em áreas ribeirinhas, em consequência do mau planejamento urbano, além de inundações localizadas.
Qual é o seu esquema de inundação?
- Essa manifestação é mais comum em áreas planas, também chamadas de planícies de inundação. Observe o esquema a seguir: Esquema de um rio, com o seu leito maior e menor representados.
Como favorecem as inundações localizadas?
- Todos esses aspectos favorecem para que ocorram inundações em períodos de precipitação pluviométrica de grande intensidade. As inundações localizadas são provocadas por intervenções antrópicas nas drenagens, com estrangulamento dos leitos fluviais em pontes, bueiros e aterros.