adplus-dvertising

O que é o que é GNDA?

Índice

O que é o que é GNDA?

O que é o que é GNDA?

A glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) ou glomerulonefrite pós-estreptocócica (GNPE) caracteriza-se pelo processo inflamatório de origem imunológica que acomete todos os glomérulos de ambos os rins.

O que causa glomerulonefrite?

A glomerulonefrite pode ser causada por vários distúrbios, como infecções, um distúrbio genético hereditário ou distúrbios autoimunes. O diagnóstico baseia-se em exames de sangue e urina e, algumas vezes, exames de imagem, biópsia dos rins ou ambos.

Qual a principal complicação da glomerulonefrite?

A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...

Qual Bactéria causa glomerulonefrite?

Glomerulonefrite pós-estreptocócica é uma doença dos rins, que ocorre após a infecção por uma bactéria chamada Streptococcus. As bactérias estreptococos causam infecções comumente nas amígdalas e na pele.

O que é glomerulonefrite e quais os seus tipos?

As Glomerulonefrites podem ser classificadas em primárias, secundárias, hereditária, agudas (quando é uma situação ocasional), ou crónicas (quando são frequentes e constantes). A Glomerulonefrite ou Glomerulopatia é uma doença renal, em que ocorre lesão dos Glomérulos ou pequenos vasos sanguíneos nos rins.

Quais são os tipos de glomerulonefrite?

Existem diferentes tipos de glomerulonefrite, sendo que elas podem ser classificadas de acordo com as suas causas e características como:

  • glomerulonefrite primária;
  • glomerulonefrite secundária;
  • glomerulonefrite hereditária;
  • glomerulonefrite aguda;
  • glomerulonefrite crônica.

O que é glomerulonefrite aguda e crônica?

Quando os glomérulos inflamam, a inflamação é denominada glomerulonefrite. A condição pode ser aguda ou crônica. Quando aguda, costuma ter causa infecciosa, apesar de poder estar relacionada a outros problemas, como doenças autoimunes. Já a crônica tem a tendência de ter origem genética.

Como se pega nefrite?

A maior parte dos casos de nefrite acontece devido a uma infecção grave, uso de medicamentos ou envenenamento, sendo conhecida como nefrite aguda. Mas a inflamação também pode acontecer pela presença de outras doenças, como hepatite ou infecção por HIV, por exemplo, resultando em uma nefrite crônica.

Quais os principais sinais e sintomas da glomerulonefrite aguda e crônica?

Sintomas de Glomerulonefrite

  • Urina espumosa devido ao excesso de proteína (proteinúria)
  • Hipertensão.
  • Retenção de líquidos (edema), com inchaço no rosto, mãos, pés e no abdômen.
  • Fadiga resultante de insuficiência renal ou de anemia.

Como se instala uma glomerulonefrite?

As glomerulonefrites podem ser primárias ou secundárias, agudas ou crônicas. As primárias se instalam diretamente no glomérulo e, em geral, são causadas por alteração imunológica resultante de infecções por vírus ou bactérias. Conforme os sinais clínicos que apresentem, elas recebem denominações específicas.

Postagens relacionadas: