adplus-dvertising

O que causa a coagulação intravascular disseminada?

Índice

O que causa a coagulação intravascular disseminada?

O que causa a coagulação intravascular disseminada?

A coagulação intravascular disseminada (CID) começa com uma coagulação excessiva. A coagulação excessiva é geralmente estimulada por uma substância que penetra no sangue como parte de uma doença (como uma infecção ou determinados cânceres) ou como uma complicação do parto, retenção de feto morto ou cirurgia.

O que é CID coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?

A coagulação intravascular disseminada (CID) envolve geração anormal e excessiva de trombina e fibrina no sangue circulante. Durante o processo, ocorre aumento da agregação plaquetária e consumo de fatores de coagulação.

O que significa CIVD na medicina?

Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) é uma síndrome caracterizada pela ativação sistêmica da coagulação sanguínea, com ativação e consumo dos fatores de coagulação, e consequente trombose de pequenos e médios vasos, podendo ocasionar disfunção orgânica e sangramentos.

O que é o quadro de CIVD?

A Síndrome de Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) é caracterizada por alte- ração das vias de ativação e controle da coagulação sanguínea gerando acúmulos de fibrina na micro-vasculatura, com consumo de plaquetas e fatores de coagulação.

O que significa retardar a coagulação?

Tratamento com anticoagulantes – diminui as chances de formação de novos coágulos sanguíneos e também impede o crescimento deles. Responsáveis por “afinar” o sangue e retardar a capacidade de coagulação, os anticoagulantes previnem o desenvolvimento e a passagem de coágulos para o pulmão e cérebro.

O que é coagulação intravascular disseminada CIV e quais os processos patológicos que podem desencadear esse fenômeno?

A coagulação intravascular disseminada (CID ou CIVD), também chamada de coagulopatia de consumo, é um processo patológico no corpo no qual o sangue começa a coagular por todo o corpo. Isso diminui o número de plaquetas e fatores de coagulação do corpo, existindo, paradoxalmente, um risco aumentado de hemorragia.

Como diagnosticar coagulação intravascular disseminada?

Em suma, diante da suspeita de CIVD, os seguintes exames devem ser realizados: contagem de plaquetas e visualização do esfregaço de sangue periférico, TP, TTPa, TT, dosagem de fibrinogênio, dímeros-D e/ou PDFs.

Como funciona a cascata de coagulação?

A coagulação envolve uma seqüência de reações interligadas, a cascata de coagulação, dividido na via extrínseca em resposta ao contato do sangue com os tecidos extravasculares e na via intrínseca pelo contato do sangue com uma superfície diferente do endotélio normal e das células sanguíneas.

Como diagnosticar CIVD?

Em suma, diante da suspeita de CIVD, os seguintes exames devem ser realizados: contagem de plaquetas e visualização do esfregaço de sangue periférico, TP, TTPa, TT, dosagem de fibrinogênio, dímeros-D e/ou PDFs.

O que é a fibrinólise?

Dissolução da fibrina por ação de uma enzima, a fibrinolisina. A fibrinólise é um processo fisiológico que tem por finalidade a desagregação e a dissolução dos coágulos sanguíneos.

Quais as doenças mais freqüentes associadas à CIVD?

  • As doenças infecciosas, em particular a septicemia, são as mais comumente associadas à CIVD. Apesar de virtualmente qualquer microorganismo (como vírus e parasitas) desencadear a síndrome, as infecções bacterianas são as mais freqüentemente associadas à CIVD.

Por que a CIVD pode ser desencadeada?

  • A CIVD pode ser desencadeada por trauma significativo, destruição de órgãos, sepse ou infecção grave, doenças obstétricas graves, algumas malignidades, doenças vasculares graves e reações tóxicas ou imunológicas graves. [1] Levi M, De Jonge E, van der Poll T.

Quais as manifestações crônicas de CIVD?

  • Manifestações crônicas de CIVD podem existir na presença de quantidades pequenas ou localizadas de FT contido em material de carcinoma metastático, hemangiomas gigantes e feto morto retido (5).

Qual o exame para o diagnóstico de CIVD?

  • Não existe exame laboratorial que isoladamente estabeleça ou afaste o diagnóstico de CIVD, porém a combinação de alterações clínicas e laboratoriais compatíveis e principalmente a presença de doença sabidamente relacionada à síndrome permite diagnóstico confiável na maioria dos casos.

Postagens relacionadas: