Como é a imagem de uma lente divergente?
Índice
- Como é a imagem de uma lente divergente?
- Quais as características das lentes divergentes *?
- O que é o sistema convergente de lentes?
- Qual é a diferença entre foco principal real e o foco principal virtual?
- Como funciona o foco de uma lente?
- Quais são as características de uma lente divergente?
- Qual a imagem formada por uma lente convergente?
- Por que as lentes convexas são divergentes?
- Como uma lente pode produzir uma imagem de um objeto?
Como é a imagem de uma lente divergente?
As lentes divergentes são capazes de formar apenas um tipo de imagem, pois, qualquer que seja a posição de um corpo (representado em azul) diante de uma lente divergente, sua imagem (representada em vermelho) é virtual, direita e menor. Lentes desse tipo são utilizadas para a correção da miopia.
Quais as características das lentes divergentes *?
As lentes divergentes, também conhecidas como lentes côncavas, são um tipo de lente esférica que possui pelo menos uma das extremidades com uma curvatura para o lado interno e, por isso, apresenta uma espessura menor no centro e uma espessura maior nas bordas.
O que é o sistema convergente de lentes?
Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco. O foco das lentes convergentes é classificado como foco real, pois é fruto do encontro dos raios de luz refratados.
Qual é a diferença entre foco principal real e o foco principal virtual?
É um foco real. O foco principal de uma lente divergente (côncava) ou de um espelho convexo é o ponto a partir do qual os raios incidentes e paralelos ao eixo parecem divergir após refração ou reflexão, respetivamente. É um foco virtual ou imaginário em que, na realidade, não há cruzamento dos raios luminosos.
Como funciona o foco de uma lente?
O foco de uma lente esférica, também conhecido como foco principal objeto, nada mais é do que um ponto situado sobre o eixo principal, onde está associada uma imagem imprópria. Sendo assim, o raio de luz que emerge do foco de uma lente esférica e incide sobre ela deve obrigatoriamente ser paralelo ao eixo principal.
Quais são as características de uma lente divergente?
- Utilizamos a seguinte equação: Substituindo os dados, temos: Isso significa que a imagem é quatro vezes maior que o objeto. A imagem formada por uma lente convergente possui suas características definidas pela posição do objeto. Já a imagem de uma lente divergente preserva suas características e é sempre virtual, direita e menor que o objeto.
Qual a imagem formada por uma lente convergente?
- A imagem formada por uma lente convergente possui suas características definidas pela posição do objeto. Já a imagem de uma lente divergente preserva suas características e é sempre virtual, direita e menor que o objeto. Voltar a questão. Questão 4.
Por que as lentes convexas são divergentes?
- Nos casos mais comuns as lentes que apresentam as extremidades mais espessas do que a parte central (lentes Bi côncavas, plano concavas e convexo–concava ) são divergentes. Existem também os casos especiais, onde o índice de refração do meio é maior que o índice de refração da lente convexa tornando=as divergentes.
Como uma lente pode produzir uma imagem de um objeto?
- Uma lente pode produzir uma imagem de um objeto porque é capaz de desviar os raios luminosos, mas só é capaz de desviar os raios luminosos se tiver um índice de refração diferente do índice do meio. Halliday,Resnick.Fundamentos de Física vol 4 , 8º ed ,editora LTC, Rio de Janeiro ,2009.