adplus-dvertising

Como Alencar descreve Iracema?

Índice

Como Alencar descreve Iracema?

Como Alencar descreve Iracema?

Em suas obras Alencar buscou sempre definir a mulher nesse perfil: guerreira, forte, decidida, heroína que luta pelos seus ideais. Na obra Iracema, ela trai sua família e tribo, para viver um amor com o estrangeiro, amor esse que não era permitido.

Qual o tipo de romance do livro Iracema?

Romance de amor Iracema/Gêneros

Como o autor descreve a personagem Iracema?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Qual é a mensagem do livro Iracema?

O amor que Iracema possuía por Martim, que a fez abandonar sua tribo e a sua família, é uma clara referência a submissão do índio ao colonizador português. Há quem diga que o nome Iracema é um anagrama para a palavra América. Assim, o amor de Iracema e de Martim significa a junção de dois mundos.

O que a personagem Iracema representa?

Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador.

Qual a importância da natureza para a descrição de Iracema?

Com a obra se inaugura o mito heróico da pátria, de natureza indianista. ... A índia Iracema, que se entrega por amor a Martim, tem a função de simbolizar, no romance, a presença do elemento nacional, da cor local, existente na criação de seus traços físicos, que é feita por comparação com elementos da natureza.

Porque Iracema é classificada como um romance indianista?

Iracema é uma obra do escritor romântico cearense José de Alencar. Publicada em 1865, trata-se de um romance indianista, com presença de elementos indígenas, mitológicos e históricos. ... Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”.

O que representa o enlace amoroso entre Iracema e Martim?

A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.

O que é comparado a personagem Iracema?

Iracema é relatada como uma heroína de idealização nacionalista já que em diversos trechos o narrador compara a sua natureza. ... Presença do nacionalismo; Idealização do índio como herói; Sentimentalismo exagerado.

Porque seria interessante ler o livro Iracema?

A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.

Qual o resumo do Livro Iracema?

  • Resumo do livro Iracema. O livro Iracema é um romance brasileiro, de José de Alencar, publicado em 1865. Iracema é uma jovem índia tabajara que se apaixona por um português, Martim. Com ele tem um filho e contraria a tradição de sua tribo.

Qual é a análise literária de Iracema?

  • Iracema: análise literária Iracema, de José de Alencar, é uma obra pertencente à primeira geração do Romantismo brasileiro e apresenta a história de uma índia que se apaixona por um guerreiro branco.

Qual é o significado do poema Iracema?

  • Iracema é considerado por muitos “um poema em prosa” e narra a história de uma índia tabajara que se apaixona por um colonizador europeu. Utilizando-se desse encontro entre a índia e o seu amado, José de Alencar faz uma alegoria do processo de colonização do Brasil e de toda a América.

Qual a história de Iracema?

  • Iracema é uma obra que traz como protagonista uma mulher indígena com características físicas e psicológicas muito idealizadas. A história tem início quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus, perde-se na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará.

Postagens relacionadas: