Quais são as características do cetona?
Índice
- Quais são as características do cetona?
- O que define a função cetona?
- Qual a característica da cetona e como as cetonas podem ser classificadas?
- Qual é a função orgânica que pertence a Propanona?
- Qual o grupo funcional do cetona?
- Quais são as cetonas?
- Por que as cetonas são reativas?
- Quais são as formas de obtenção das cetonas em laboratório?
- Qual é a nomenclatura oficial de cetonas?
Quais são as características do cetona?
O grupo funcional cetona tem como característica principal a presença de um carbono secundário conectado, por dupla ligação, a um oxigênio; é bem semelhante ao grupo aldeído, que tem em seus compostos a carbonila na extremidade da cadeia.
O que define a função cetona?
As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário. ... As cadeias desta classe de compostos podem ser tanto abertas quanto fechadas (aromáticas ou não).
Qual a característica da cetona e como as cetonas podem ser classificadas?
As cetonas são classificadas de acordo com o número de carbonilas que apresentam na sua composição. Assim, as monocetonas tem apenas 1 carbonila, enquanto as policetonas tem 2 ou mais carbonilas. Elas também podem ser simétricas ou assimétricas. As cetonas simétricas são ligados à carbonila por dois radicais idênticos.
Qual é a função orgânica que pertence a Propanona?
A propanona, mais conhecida como acetona, é a principal cetona de uso comercial, pois além de ser usada como removedora de esmaltes de unhas, ela também é muito utilizada como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, bem como na extração de óleos de sementes vegetais.
Qual o grupo funcional do cetona?
grupo carbonila As cetonas possuem o grupo carbonila entre dois carbonos e a mais importante comercialmente é a propanona, mais conhecida como acetona.
Quais são as cetonas?
- As cetonas são compostos orgânicos que possuem como grupo funcional característico a carbonila ligada a dois átomos de carbono: Isso significa que apenas existem cetonas com três ou mais átomos de carbono e que a carbonila nunca virá em um carbono da extremidade da cadeia, até porque, nesse caso, seria um aldeído, e não uma cetona.
Por que as cetonas são reativas?
- As cetonas são compostos bem reativos em virtude da presença da carbonila, que é extremamente polarizada. As aromáticas são menos reativas que as alifáticas graças à ressonância que o núcleo aromático estabelece com os elétrons da carbonila.
Quais são as formas de obtenção das cetonas em laboratório?
- Dentre as várias formas de obtenção das cetonas em laboratório, podemos destacar: ozonólise de alcenos, hidratação de alcinos, método de Piria e a síntese de Frields-Crafts. Porém, o método mais utilizado é a oxidação de álcoois secundários. Veja a seguir um exemplo de oxidação do propanol com obtenção da propanona: Não pare agora...
Qual é a nomenclatura oficial de cetonas?
- Entre as cetonas mais conhecidas está a acetona, solvente usado comumente para remover esmaltes de unhas. Sua estrutura é a seguinte: No entanto, o nome oficial desse composto não é acetona. Vamos descobrir qual é o seu nome, aprendendo as regras de nomenclatura para cetonas estabelecidas pela IUPAC: