O que avaliar na inspeção estática do tórax?
Índice
- O que avaliar na inspeção estática do tórax?
- O que é Inspeção dinâmica?
- O que se observa na inspeção?
- O que avaliar na ausculta pulmonar?
- Como avaliar o padrão respiratório?
- O que é inspeção estática e dinâmica?
- O que é a inspeção estática?
- O que devemos observar na inspeção abdominal?
- Qual a inspeção do tórax?
- Quais são as formas mais frequentes de tórax?
- Como descrever a superfície do tórax?
- Como fazer o exame do tórax?
O que avaliar na inspeção estática do tórax?
No exame do tórax é necessário realizar de forma ordenada a inspeção estática e dinâmica, a palpação, a percussão e a ausculta. Avalia-se o estado da pele e das estruturas superficiais da parede torácica. abaulamentos e depressões. Na inspeção estática do tórax, o paciente deve estar despido até a cintura.
O que é Inspeção dinâmica?
Na inspeção dinâmica observam-se os movimentos respiratórios, suas características e alterações. Para o reconhecimento do tipo respiratório, observa-se atentamente a movimentação do tórax e do abdômen, com o objetivo de reconhecer em que regiões os movimentos são mais amplos.
O que se observa na inspeção?
Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.
O que avaliar na ausculta pulmonar?
A ausculta pulmonar é realizada com o objetivo de ouvir os ruídos respiratórios. O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior.
Como avaliar o padrão respiratório?
A técnica consiste na medição das circunferências torácicas e abdominais realizadas nas fases inspiratória e expiratória máximas. A diferença entre essas duas medidas fornece informações do grau de expansibilidade e de retração dos movimentos torácico. Essas medidas podem ser feitas com uma fita métrica [3].
O que é inspeção estática e dinâmica?
A inspeção pode ser estática, observando-se os contornos do paciente parado; ou dinâmica, exigindo ao paciente que faça alguns movimentos.
O que é a inspeção estática?
A inspeção estática consiste, basicamente, na observação do aspecto do tórax.
O que devemos observar na inspeção abdominal?
- 5.2.1 - Inspeção. Na inspeção observa-se a superfície da parede abdominal, contorno, presença de assimetrias, características da pele, presença de circulação colateral, forma do abdome e cicatrizes cirúrgicas. ...
- 5.2.2 - Ausculta.
Qual a inspeção do tórax?
- INSPEÇÃO DO TÓRAX INSPEÇÃO ESTÁTICA DO TÓRAX– AVALIA A ESTRUTURA INSPEÇÃO DINÂMICA– AVALIA O FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA 4.
Quais são as formas mais frequentes de tórax?
- As formas anormais mais frequentes de tórax: a) Tórax chato ou plano - é aquele em que há redução do diâmetro anteroposterior. b) Tórax em tonel ou globoso - caracteriza-se pelo aumento exagerado do diâmetro anteroposterior, maior horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal, o que torna o tórax mais curto.
Como descrever a superfície do tórax?
- A superfície do tórax é dividida por linhas em regiões. As alterações devem ser descritas com a maior precisão anatômica possível, referindo- sempre a região do tórax em que são observadas. · Linha vertical- Linha esternal, que passa pela borda do esterno, de um lado e de outro.
Como fazer o exame do tórax?
- AULA 08: Inspeção e Palpação do tórax O exame do tórax pode ser feito pela inspeção, palpação, percussão e ausculta. INSPEÇÃO - o tórax é observado tanto com o paciente sentado como deitado.