O que é o solo contaminado?
Índice
- O que é o solo contaminado?
- Como identificar um solo contaminado?
- O que é uma pluma de contaminação?
- Qual é o problema que podemos encontrar na poluição do solo?
- O que fazer quando o solo está contaminado?
- Quais os contaminantes do solo?
- Como remediar solos contaminados?
- O que é fase livre do contaminante?
- Qual a importância da Remediação do solo contaminado?
- Como fazer a remediação de solos contaminados por metais pesados?
- Qual o método de descontaminação do solo e da água?
- Quais são as principais doenças do solo?
O que é o solo contaminado?
Ouça em voz altaPausarA contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
Como identificar um solo contaminado?
O processo de identificação de uma área contaminada envolve:
- Avaliação preliminar;
- Investigação confirmatória;
- Investigação detalhada;
- Avaliação de risco e ações para reabilitação da área, até as concentrações das substâncias detectadas atingirem níveis aceitáveis para uso pretendido futuro.
O que é uma pluma de contaminação?
Ouça em voz altaPausar“A pluma de contaminação é o resultado do transporte de contaminantes dissolvidos em água subterrânea. ... Segundo ele, o comportamento do contaminante nas águas subterrâneas depende de suas propriedades físicas e químicas, como densidade, solubilidade, viscosidade, entre outros.
Qual é o problema que podemos encontrar na poluição do solo?
Ouça em voz altaPausarA poluição do solo provoca sérios problemas ambientais, como a alteração das cadeias alimentares, desequilíbrio do ecossistema, perda da biodiversidade, contaminação dos lençóis freáticos, infertilidade do solo, perda da capacidade de drenagem natural e risco à saúde dos seres humanos.
O que fazer quando o solo está contaminado?
Ouça em voz altaPausarHá variadas técnicas de remediação do solo contaminado. Alguns exemplos são: biorremediação, escavação, oxidação química in-situ, remoção e destinação do solo, extração de vapores do solo, tecnologias térmicas, solidificação, atenuação natural, etc.
Quais os contaminantes do solo?
Ouça em voz altaPausarAlguns dos principais contaminantes do solo são: metais pesados, medicamentos, fertilizantes, componentes químicos, óleos, solventes, entre outros.
Como remediar solos contaminados?
Ouça em voz altaPausarAs técnicas de remediação de solo contaminado Há variadas técnicas de remediação do solo contaminado. Alguns exemplos são: biorremediação, escavação, oxidação química in-situ, remoção e destinação do solo, extração de vapores do solo, tecnologias térmicas, solidificação, atenuação natural, etc.
O que é fase livre do contaminante?
Ouça em voz altaPausarA definição de fase livre é produto puro imiscível móvel presente no aqüífero, isto é, que migra. A sua diferença para fase residual está na mobilidade, uma vez que esta é produto puro imiscível imóvel presente no aqüífero.
Qual a importância da Remediação do solo contaminado?
- A realização da remediação do solo contaminado é fundamental, pois evita desastres ambientais e preserva a saúde dos seres humanos.
Como fazer a remediação de solos contaminados por metais pesados?
- Ao fazer a remediação de solos contaminados por metais pesados, por exemplo, você evita que o lençol freático seja atingido e, em consequência a produção de alimentos e as pessoas em um raio muito maior que o terreno a ser tratado.
Qual o método de descontaminação do solo e da água?
- Método para descontaminação do solo e da água, que usa microrganismos, como plantas, bactérias e fungos para remover agentes contaminantes através de sua utilização no processo metabólico. Utiliza a oxidação química por meio da injeção de ozônio no solo e na água subterrânea com um misturador de ar.
Quais são as principais doenças do solo?
- Quais são as principais doenças do solo? Para entender melhor a ação desses patógenos, vamos dividi-los em dois grupos: as pragas e as doenças fúngicas. Aqui, destacamos os insetos que danificam as plantas, quer estejam em sua fase adulta, quer enquanto larvas.