adplus-dvertising

Quais são os tipos de Cubismo e suas características *?

Índice

Quais são os tipos de Cubismo e suas características *?

Quais são os tipos de Cubismo e suas características *?

Ouça em voz altaPausarO Cubismo evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de actividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais vamos olhar de seguida. 1ª fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909), 2ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3ª fase: sintética (1912-1914).

Quais são as características do Cubismo?

Ouça em voz altaPausarSão características do cubismo: Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas. Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Fragmentação das formas e distorção da realidade.

Onde surgiu o movimento cubista?

Ouça em voz altaPausarO Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.

Quais as principais características da pintura e escultura cubista?

Ouça em voz altaPausarAssim como a pintura, a escultura cubista teve como base revelar a estrutura do objeto por meio da tridimensionalidade. Assim, uma obra desse estilo despertava percepções que poderiam ser interpretadas de maneiras diversas, que dependiam do ângulo do espectador.

Qual a origem do termo “cubismo”?

  • A origem do termo “cubismo” vem da figura geométrica cubo. Em 1908, no jornal Gil Blas, o crítico Louis Vauxcelles (1870-1943) referiu-se ao novo estilo como sendo uma realidade construída com cubos. Foi o que bastou para dar nome ao movimento.

Quais as características do cubismo sintético?

  • O cubismo sintético caracterizou-se pelas cores mais fortes e um retorno ao figurativo, na medida em que buscou tornar as figuras reconhecíveis novamente, mas sem voltar a um tratamento realista. Nessa fase, passa-se a empreender o método de colagem, fixando objetos reais na tela, como pedaços de madeira, vidro e metal.

Qual foi a inspiração para o cubismo?

  • As obras de Paul Cézanne (18) serviram de inspiração para a consolidação do cubismo. Embora ainda não tivessem todas as características que definem o movimento artístico, alguns conceitos adotados por Cézanne em seus trabalhos foram fundamentais para que Picasso e outros artistas construíssem o estilo cubista.

Quem foi o fundador do cubismo?

  • Essa obra apresenta influências visíveis das esculturas africanas e das pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne. Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista. Com o cubismo teremos um tratamento geométrico das formas da natureza.

Postagens relacionadas: