adplus-dvertising

O que é cardiopatia chagásica?

Índice

O que é cardiopatia chagásica?

O que é cardiopatia chagásica?

4.4.3 Cardiopatia Crônica Chagásica A forma crônica cardíaca da doença de Chagas representa uma cardiomiopatia inflamatória e fibrosante que leva a arritmias, cardiomegalia, insuficiência cardíaca e morte. À necrópsia, observa-se cardiomegalia, sinais de congestão crônica passiva e fenômenos tromboembólicos.

O que é miocardiopatia crônica?

A cardiomiopatia crônica da doença de Chagas (CCDC) é resultante de miocardite fibrosante focal de baixa intensidade, mas incessante, causada pela infecção persistente do T cruzi, associada à inflamação mediada por mecanismos imunes adversos.

Qual o sintoma de chaga no coração?

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar: problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca; problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.

O que é o que é cardiopatia?

O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento.

O que é a miocardiopatia chagásica e sua fisiopatologia?

A miocardite chagásica é a forma mais comum de cardiomiopatia em países latino-americanos, consistindo em grave problema de saúde pública para as áreas endêmicas. É causada pelo T. cruzi e transmitida pelo inseto “barbeiro”, que se infecta por meio do sangue de animais ou do homem contaminados com tripanossomas.

O que é cardiopatia em adultos?

As cardiopatias congênitas no adulto são cada vez mais comuns. O problema é caracterizado por toda e qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação.

Por que os três folhetos cardíacos estão comprometidos na doença de Chagas?

  • Os três folhetos cardíacos e o sistema de condução ficam comprometidos na doença de Chagas, e inúmeros achados experimentais e “in vivo” sugerem o envolvimento de linfócitos T na formação da lesão chagásica, associado à presença do parasita e/ou seus antígenos.

Quais são as consequências da doença de Chagas?

  • Baseando-se em dados de vários estudos e considerando-se os diferentes estágios evolutivos da doença constatou-se que a morte súbita é responsável por 55% a 65% das mortes na doença de Chagas – frequentemente fibrilação ventricular e, menos comumente, assistolia; seguida da insuficiência cardíaca (25% a 30%) e fenômenos tromboembólicos (10% a 15%).

Qual o número de óbitos devido à doença de Chagas?

  • De acordo com dados da FUNASA e FIOCRUZ, o número de óbitos anual registrado devido à doença de Chagas é de aproximadamente 5 mil. É provável que esse número esteja subestimado, devido à precariedade do sistema de notificação da doença de Chagas no Brasil.

Postagens relacionadas: