adplus-dvertising

Quais as principais características da terceirização?

Índice

Quais as principais características da terceirização?

Quais as principais características da terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais são as características da terceirização do trabalho?

Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os funcionários individualmente. ... Eles têm um vínculo trabalhista formal, sim, mas com outra empresa e não com aquela que está terceirizando parte do trabalho.

Quais as características da terceirização na administração pública?

É uma ferramenta de gestão, materializada por meio de contrato, que possibilita redução de custos e especialização na prestação dos serviços ou fornecimento de bens, além de permitir que o contratante se concentre em suas atividades principais, tornando-se mais competitivo. ... Na Administração Pública não é diferente.

Quais são os resultados da terceirização?

Principais benefícios da terceirização para sua empresa

  1. Manter o foco no negocio da empresa e sua estrategia. ...
  2. Contar com profissionais especializados em todas as etapas da operação. ...
  3. Reduzir custos operacionais. ...
  4. Priorizar os investimentos. ...
  5. Construir parcerias produtivas. ...
  6. Otimizar o tempo de gestores e profissionais.

Quais os tipos de serviços que podem ser terceirizados?

Conheça 5 serviços que podem ser terceirizados e quais as suas vantagens

  1. Limpeza. Contar com o auxílio de uma empresa especializada para realizar essa tarefa é um dos exemplos mais clássicos de terceirização de serviços. ...
  2. Contabilidade. ...
  3. Armazenamento de produtos. ...
  4. Serviços Administrativos. ...
  5. Segurança.

Quais os principais objetivos da terceirização?

A terceirização tem como objetivo transferir partes de suas atividades para um terceiro, ou seja, intermediário que possa executar parte dos serviços. Pois a empresa contratante visa baixar custos e maior eficiência com a mão-de-obra.

Quais são os tipos de terceirização mais comuns?

  • Exemplos de terceirização mais comuns têm a ver com prestação de serviços mais específicos, como segurança e limpeza. É comum, em organizações, por exemplo, termos um profissional de limpeza contratado de uma empresa especializada. O mesmo acontece com vigilantes e seguranças.

Quais as vantagens da terceirização?

  • Entende-se que as maiores vantagens da terceirização se manifestam quando ela ocorre nas atividades-meio, e não nas atividades-fim das empresas. Ou seja, em áreas que não têm relação direta, mas sim indireta, com o core business, que é o núcleo da geração de valor da companhia.

Qual a legislação sobre a terceirização?

  • As normas sobre terceirização estão contidas na legislação e basicamente disciplinadas pelo Enunciado TST nº 331: I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03-01-74).

Quando começou a terceirização no Brasil?

  • A Lei n.º 13.429/2017 regula o trabalho temporário e terceirizado no Brasil, e trouxe mudanças significativas no cenário trabalhista brasileiro. A terceirização, no Brasil, começou com na década de 70 e se popularizou com a abertura econômica realizada na década de 90, no governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002).

Postagens relacionadas: