adplus-dvertising

Quais os estágios da patogênese da doença periodontal?

Índice

Quais os estágios da patogênese da doença periodontal?

Quais os estágios da patogênese da doença periodontal?

Destruição tecidual no conjuntivo causada pela inflamação; Reabsorção da crista óssea; Proliferação e migração apical do epitélio juncional, formando o epitélio da bolsa periodontal; Extensão da placa bacteriana para apical, dentro da bolsa periodontal formada.

Como ocorre a destruição periodontal quando há transição da gengivite para a periodontite?

Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.

Quais são os estágios da periodontite?

Os 3 estágios da doença Periodontal

  • 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
  • 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
  • 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.

Como os autores caracteriza clinicamente a presença de periodontite?

Clinicamente caracteriza-se pela presença de eritema (vermelhidão), edema (inchaço), mudança de contorno e sangramento (espontâneo ou provocado) gengivais. Quando a gengivite não é tratada, pode progredir para a periodontite.

O que é patogênese da doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada por um distúrbio da microbiota presente no ambiente bucal, ocasionando uma resposta imunológica no individuo, desta forma, afetando os tecidos de proteção e apoio do periodonto, podendo ocasionar a perda dentária, caso não seja tratada (Ebersole et al., 2016).

Quais características dos microrganismos causadores da doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Como se forma a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Qual é a forma mais leve da doença periodontal?

Doença periodontal é o termo médico para doença gengival. Pode ser utilizado para se referir ao vasto leque da doença gengival, incluindo gengivite, que é uma forma ligeira da condição, mas é mais frequentemente utilizado para se referir à segunda e mais grave fase da doença gengival, periodontite.

Como calcular o grau da periodontite?

GRAU - risco de progressão da doença e seus efeitos na saúde sistêmica. o Grau A – progressão lenta (razão % perda óssea/idade até 0,25 mm) e sem fatores de risco (tabagismo ou diabetes mellitus). o Grau B – progressão moderada (razão % perda óssea/idade 0,25-1 mm).

Quanto tempo dura a periodontite?

As consultas de manutenção são parte imprescindível no tratamento da periodontite, e são estabelecidas de acordo com a severidade, dificuldade de higienização dos dentes e sucesso do tratamento – o que pode colocar a frequência de retorno às consultas entre meses.

Qual a fase da periodontite?

  • A periodontite é a fase da doença periodontal que teve início no processo inflamatório na gengiva (gengivite), e que se estendeu para os tecidos de suporte do dente.

Quais são os sintomas da periodontite?

  • Veja os principais sintomas da periodontite: Sangramento gengival espontâneo na escovação, alimentação ou com o uso do fio dental

Qual a classificação da periodontite crônica?

  • A periodontite crônica é classificada como local ou generalizada e pode estar relacionada com fatores sistêmicos, como diabetes, tabagismo, infecção por HIV ou estresse, por exemplo.

Quais os fatores de risco da periodontite?

  • Causas e fatores de risco da periodontite 1 Gengivite 2 Obesidade 3 Histórico familiar 4 Tabagismo 5 Medicamentos que reduzem a produção de saliva 6 Consumo excessivo de bebidas alcoólicas 7 Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids 8 Diabetes 9 Alterações hormonais More ...

Postagens relacionadas: