O que caracteriza a inépcia profissional do advogado?
Índice
- O que caracteriza a inépcia profissional do advogado?
- O que é infração disciplinar do advogado?
- Quem pode punir advogado?
- O que é uma pessoa inepta?
- Qual a proibição do exercício da advocacia?
- Como o advogado está submetido às normas de conduta profissional?
- Qual a relação entre o advogado e a parte contrária?
- Qual a ética da advocacia?
O que caracteriza a inépcia profissional do advogado?
A inépcia profissional dá-se quando o advogado comete erros grosseiros de técnica jurídica ou de linguagem, sendo necessário que se reste provada a ocorrência de erros reiterados em processos distintos.
O que é infração disciplinar do advogado?
Trata-se de normas disciplinares proibitivas de condutas indesejadas, consideradas atentatórias aos deveres éticos dos advogados e estagiários. As infrações disciplinares são agrupadas em um único artigo (art. 34) da lei supra, distribuídas em vinte e nove incisos.
Quem pode punir advogado?
O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal.
O que é uma pessoa inepta?
É algo que não tem habilidade ou aptidão para produzir efeito jurídico. A petição inicial ou a denúncia, por exemplo, são consideradas ineptas quando não preenchem os requisitos legais e, portanto, são rejeitadas pelo juiz.
Qual a proibição do exercício da advocacia?
- I – O impedimento determina a proibição total do exercício da advocacia. II – O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrária, salvo aquiescência do profissional, não lhe prejudica os honorários, quer os convencionados, quer os concedidos por sentença.
Como o advogado está submetido às normas de conduta profissional?
- O advogado, como qualquer outro profissional está submetido à normas de conduta profissional, tendo em vista a necessidade de uma postura ilibada, digna, decorosa, correta, independente, leal e verdadeira para que a própria classe de advogados seja (...)
Qual a relação entre o advogado e a parte contrária?
- II – O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrária, salvo aquiescência do profissional, não lhe prejudica os honorários, quer os convencionados, quer os concedidos por sentença. III - O advogado, no exercício da profissão, deve manter independência em qualquer circunstância. a) As afirmações I e II estão corretas.
Qual a ética da advocacia?
- Tais normas de conduta correspondem à ética da advocacia, isto é, ao conjunto de princípios e regras de natureza moral que regem a atividade do advogado.