adplus-dvertising

O que é a historiografia?

Índice

O que é a historiografia?

O que é a historiografia?

A historiografia é toda produção do conhecimento histórico (ou de outras áreas do conhecimento) referente a determinado tema e período. Não é história (processo).

Qual o conceito de história e historiografia?

A historiografia é o estudo das melhores maneiras de interpretar as fontes históricas e os modos como a história é escrita (a investigação histórica e a história da história). Já a história é o que está escrito sobre o passado, com o objetivo de torná-lo o mais próximo possível do que aconteceu.

O que é um debate historiográfico?

Trata-se de uma coletânea, dividida em duas partes (Tendências e debates historiográficos; e Oeste do Paraná: temas e interpretações), que reúne ensaios variados focalizando alguns caminhos trilhados pela pesquisa histórica contemporânea, sobretudo no que diz respeito à multiplicidade de objetos, abordagens e aportes ...

O que quer dizer produção historiográfica?

Historiografia como produção historiográfica Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.

Quais são as três principais correntes historiográficas?

A orientação teórica desta pesquisa tomará por base o estudo das três principais correntes historiográficas: positivismo, marxismo e nova história, explicadas e discutidas a partir do diálogo entre as obras de Aróstegui (2006), Barros (2011) e Reis (2004).

Qual a relação entre história e historiografia?

A história pode ser considerada o conjunto de acontecimentos, situações e fatos que ocorreram no passado, e a historiografia pode ser definida como a produção dos historiadores, o discurso sobre a história.

Qual a diferença entre história e historicidade?

Historicidade é a realidade histórica de pessoas e eventos, significando a qualidade de fazer parte da história em oposição a ser um mito, lenda ou ficção. A historicidade se concentra no verdadeiro valor das afirmações de conhecimento sobre o passado (denotando atualidade histórica, autenticidade e factualidade).

Como fazer uma análise historiográfica?

Em linhas gerais, compreendo que uma resenha historiográfica precisa: 1. apresentar um contexto intelectual do autor da obra; 2. expor o(s) ponto(s) de partida teórico-metodológico e/ ou as teses destacadas pelo autor do debate historiográfico no qual ele funda determinados pressupostos argumentativos; 3.

Como se desenvolve a produção historiográfica?

A construção de sentido histórico na história ensinada exige do professor um exercício que transita entre história, oralidade, leitura e escrita. ... A historiografia escolar se constitui em bases diferentes se comparada à escrita da história no processo constituído pelo historiador.

Qual a finalidade da historiografia?

  • Em um sentido mais amplo, a historiografia refere-se à metodologia e às práticas da escrita da historia. Em um sentido mais específico, refere-se a escrever sobre a história em si. É importante distinguir a matéria-prima do trabalho dos historiadores (a fonte primária) do produto acabados ou semiacabado ( fonte secundária e fonte terciária ).

Qual a subjetividade da historiografia?

  • A subjetividade é uma singularidade da ciência histórica. Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.

Quais são as correntes da historiografia?

  • Principais correntes da historiografia: - Positivismo: atualmente pouco seguida, privilegia o estudo cronológico dos fatos históricos, sem fazer análises críticas. - Materialismo histórico: elaborado por Karl Marx, enfatiza o aspecto econômico da sociedade no estudo da História. - Escola dos Annales: criada em 1929, ...

Qual a característica da história?

  • Com este último vemos outra insuperável característica da História que a peculiariza como ciência: nenhum historiador, por mais objectivo que pretenda ser, não é alheio aos seus próprios interesses, ideologia ou mentalidades, nem pode subtrair-se ao seu ponto de vista particular.

Postagens relacionadas: