adplus-dvertising

Quais as principais funções da mitose e meiose nos seres vivos?

Índice

Quais as principais funções da mitose e meiose nos seres vivos?

Quais as principais funções da mitose e meiose nos seres vivos?

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.

Qual a diferença entre meiose e meiose?

  • Nesse processo, verificamos duas divisões celulares consecutivas, as quais são denominadas de meiose I e meiose II. A seguir descreveremos os eventos que ocorrem na meiose I e na meiose II. Vale salientar que, antes do início da meiose, ocorre a duplicação dos cromossomos, em uma etapa conhecida como interfase.

Quais são os eventos que ocorrem na meiose?

  • A seguir descreveremos os eventos que ocorrem na meiose I e na meiose II. Vale salientar que, antes do início da meiose, ocorre a duplicação dos cromossomos, em uma etapa conhecida como interfase. A duplicação do cromossomo ocorre na interfase.

Como a meiose se relaciona com o ciclo reprodutivo?

  • Nos vegetais, que se caracterizam pela presença de um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, a meiose não tem como fim a formação de gametas, mas, sim, a formação de esporos. Curiosamente, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porção assexuada de seu ciclo reprodutivo.

Por que a meiose é importante para a formação de gametas?

  • Além da meiose ser muito importante para a formação de gametas e variabilidade genética, seu estudo é fundamental para o entendimento de certas doenças genéticas. Por exemplo, caso não ocorra a disjunção dos cromossomos durante a meiose I, uma das células pode acabar recebendo mais ou menos cromossomos.

Postagens relacionadas: