O que é a circulação útero placentária?
Índice
- O que é a circulação útero placentária?
- Como funciona a circulação Uteroplacentária primitiva?
- O que é Hipoperfusão placentária?
- Como ocorre a circulação placentária?
- Como e quando ocorre o estabelecimento da circulação útero placentária em humanos?
- O que é a linha primitiva?
- Como ocorre o desenvolvimento do saco Coriônico?
- Qual a causa da Corioamnionite?
- O que é Hemocorial?
- Por que a circulação placentária é dividida?
- Como funciona a circulação fetal?
- Quais são as estruturas vasculares da circulação fetal?
- Qual a função da placenta na gestação?
O que é a circulação útero placentária?
Circulação fetal e feto-placentária Estas últimas correspondem a unidades vasculares de troca onde circula o sangue fetal em ramos terminais das artérias umbilicais. Uma vez oxigenado, o sangue das vilosidades dirige-se ao feto pela veia umbilical.
Como funciona a circulação Uteroplacentária primitiva?
Ocorre a formação de uma circulação útero-placentária primitiva, e, ao décimo dia, o embrião e suas membranas extra-embrionárias encontram-se totalmente implantados no útero.
O que é Hipoperfusão placentária?
Hipoperfusão, hipóxia e isquemia são componentes críticos na patogênese da pré-eclâmpsia, porque a placenta isquêmica hipoperfundida elabora uma variedade de fatores antiangiogênicos e inflamatórios na corrente sanguínea materna, que alteram a função das células endoteliais maternas e levam a sinais e sintomas ...
Como ocorre a circulação placentária?
Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta. Resíduos de produtos e dióxido de carbono do feto são enviados de volta, através do cordão umbilical e da placenta, para a circulação da mãe – para ser eliminado.
Como e quando ocorre o estabelecimento da circulação útero placentária em humanos?
Ao final desse processo, por volta da 12a semana de gestação (três meses) ocorre o estabelecimento completo da circulação materno placentária. Vasos que ainda estão intactos são desobstruídos e se tornam de grande calibre, e também ocorre remodelagem dos tecidos.
O que é a linha primitiva?
A Linha Primitiva é formada por um segmento linear espesso do epiblasto, no início da terceira semana, é o indício do início da gastrulação. Este segmento (fragmento linear) é originado a partir da proliferação e migração das células do epiblasto para o centro do disco embrionário.
Como ocorre o desenvolvimento do saco Coriônico?
Desenvolvimento do saco coriônico O celoma extra-embrionário divide o mesoderma extra-embrionário em duas camadas (Figura 2): - Mesoderma somático extra-embrionário, que reveste o trofoblasto e o âmnio. - Mesoderma esplâncnico extra-embrionário, que envolve o saco vitelino.
Qual a causa da Corioamnionite?
Corioamnionite (CA) é uma inflamação aguda da membrana coriônica causada pela ascensão polimicrobiana do trato geniturinário inferior, sendo causa comum de compli- cações adversas maternas e fetais.
O que é Hemocorial?
A placenta humana é um órgão hemocorial, ou seja, os glóbulos vermelhos entram em contato direto com o trofoblasto fetal. É responsável pela transferência de gases para o feto, papel desempenhado pelos pulmões ao nascimento.
Por que a circulação placentária é dividida?
- A circulação placentária é dividida em circulação placentária fetal e circulação placentária materna. Na parte materna, o sangue materno , rico em oxigênio e nutrientes, chegam ao espaço interviloso por artérias espiraladas através de lacunas que atravessam a capa citotrofoblástica da placenta. Essa capa citotrofoblástica está em contato com o ...
Como funciona a circulação fetal?
- Circulação fetal (Figura 1): o sangue oxigenado chega da placenta através da veia umbilical. Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica a veia umbilical com a veia cava inferior.
Quais são as estruturas vasculares da circulação fetal?
- Existem três estruturas vasculares importantes na transição da circulação fetal para a neonatal: ducto venoso, forame oval e ducto arterial. Circulação fetal (Figura 1): o sangue oxigenado chega da placenta através da veia umbilical. Ao se aproximar do fígado o sangue passa diretamente para o ducto venoso, um vaso fetal que comunica ...
Qual a função da placenta na gestação?
- A placenta é o órgão responsável pela nutrição, trocas de gases e eliminação de excretas do feto durante a gestação. Ela também possui função endócrina e imunológica.