Que significa aterosclerose?
Índice
- Que significa aterosclerose?
- Quais as principais complicações da aterosclerose?
- Qual a relação da aterosclerose com as doenças cardiovasculares?
- Quais elementos formam a placa de aterosclerose?
- Quais são os tipos de arteriosclerose?
- Qual o tipo de lesão celular que acomete o paciente que está com arteriosclerose?
- Qual a relação entre o desenvolvimento da aterosclerose e a DM?
- Qual a relação entre aterosclerose e infarto?
- Como se trata a aterosclerose?
- Qual a prevalência da aterosclerose?
- Quais são os estragos da aterosclerose?
- Quais são os fatores de risco para a aterosclerose?
Que significa aterosclerose?
A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.
Quais as principais complicações da aterosclerose?
A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.
Qual a relação da aterosclerose com as doenças cardiovasculares?
As placas de ateroma se formam na camada íntima da parede vascular a partir da deposição de lipídios que resulta em um processo inflamatório crônico. A alteração da parede vascular interfere na hemodinâmica e acarreta outras patologias cardiovasculares.
Quais elementos formam a placa de aterosclerose?
A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais:
- Lipídios.
- Células musculares lisas e inflamatórias.
- A matriz do tecido conjuntivo que pode conter trombos em vários estágios da organização e depósitos de cálcio.
Quais são os tipos de arteriosclerose?
Tipos da arteriosclerose
- Aterosclerose - a aterosclerose afecta as artérias elásticas e grandes em que há uma formação do atheroma.
- Esclerose calcificante central de Moenckeberg.
- Arteriolosclerosis.
Qual o tipo de lesão celular que acomete o paciente que está com arteriosclerose?
A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria. A lesão (AE) típica das formas avançadas da doença é a placa fibrosa- formação esbranquiçada que protunde na luz do vaso.
Qual a relação entre o desenvolvimento da aterosclerose e a DM?
A diabetes é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doença aterosclerótica. A diabetes tipo 2 está associada a uma desestabilização do equilíbrio normal entre os vários tipos de partículas de gordura existentes no organismo que favorece a formação de placas de aterosclerose.
Qual a relação entre aterosclerose e infarto?
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Como se trata a aterosclerose?
- A aterosclerose pode afetar as artérias de médio e grande porte do cérebro, coração, rins, outros órgãos vitais e pernas. Trata-se do tipo mais importante e mais comum de arteriosclerose.
Qual a prevalência da aterosclerose?
- A prevalência da aterosclerose está aumentando rapidamente nos países em desenvolvimento e, como as pessoas em países desenvolvidos vivem por um tempo maior, a incidência também aumentará. Aterosclerose é a principal causa de óbito no mundo todo. 1. Global Health Estimates 2016: Deaths by Cause, Age, Sex, by Country and by Region, 2000-2016.
Quais são os estragos da aterosclerose?
- Na aterosclerose, as placas de gordura provocam estragos diferentes, dependendo de onde comprometem a circulação sanguínea. Na região do coração, podem deflagrar angina (dor no peito) ou até infarto. No cérebro, aumentam o risco de AVC.
Quais são os fatores de risco para a aterosclerose?
- São aqueles que apresentam os chamados fatores de risco para aterosclerose, como o tabagismo, a alteração dos lípides ou gorduras sangüíneas (colesterol e/ou triglicérides), o aumento da pressão arterial, o diabete, a obesidade, a vida sedentária e estresse emocional.