adplus-dvertising

Que significa aterosclerose?

Índice

Que significa aterosclerose?

Que significa aterosclerose?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Quais as principais complicações da aterosclerose?

A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

Qual a relação da aterosclerose com as doenças cardiovasculares?

As placas de ateroma se formam na camada íntima da parede vascular a partir da deposição de lipídios que resulta em um processo inflamatório crônico. A alteração da parede vascular interfere na hemodinâmica e acarreta outras patologias cardiovasculares.

Quais elementos formam a placa de aterosclerose?

A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais:

  • Lipídios.
  • Células musculares lisas e inflamatórias.
  • A matriz do tecido conjuntivo que pode conter trombos em vários estágios da organização e depósitos de cálcio.

Quais são os tipos de arteriosclerose?

Tipos da arteriosclerose

  • Aterosclerose - a aterosclerose afecta as artérias elásticas e grandes em que há uma formação do atheroma.
  • Esclerose calcificante central de Moenckeberg.
  • Arteriolosclerosis.

Qual o tipo de lesão celular que acomete o paciente que está com arteriosclerose?

A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria. A lesão (AE) típica das formas avançadas da doença é a placa fibrosa- formação esbranquiçada que protunde na luz do vaso.

Qual a relação entre o desenvolvimento da aterosclerose e a DM?

A diabetes é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doença aterosclerótica. A diabetes tipo 2 está associada a uma desestabilização do equilíbrio normal entre os vários tipos de partículas de gordura existentes no organismo que favorece a formação de placas de aterosclerose.

Qual a relação entre aterosclerose e infarto?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Como se trata a aterosclerose?

  • A aterosclerose pode afetar as artérias de médio e grande porte do cérebro, coração, rins, outros órgãos vitais e pernas. Trata-se do tipo mais importante e mais comum de arteriosclerose.

Qual a prevalência da aterosclerose?

  • A prevalência da aterosclerose está aumentando rapidamente nos países em desenvolvimento e, como as pessoas em países desenvolvidos vivem por um tempo maior, a incidência também aumentará. Aterosclerose é a principal causa de óbito no mundo todo. 1. Global Health Estimates 2016: Deaths by Cause, Age, Sex, by Country and by Region, 2000-2016.

Quais são os estragos da aterosclerose?

  • Na aterosclerose, as placas de gordura provocam estragos diferentes, dependendo de onde comprometem a circulação sanguínea. Na região do coração, podem deflagrar angina (dor no peito) ou até infarto. No cérebro, aumentam o risco de AVC.

Quais são os fatores de risco para a aterosclerose?

  • São aqueles que apresentam os chamados fatores de risco para aterosclerose, como o tabagismo, a alteração dos lípides ou gorduras sangüíneas (colesterol e/ou triglicérides), o aumento da pressão arterial, o diabete, a obesidade, a vida sedentária e estresse emocional.

Postagens relacionadas: