adplus-dvertising

O que caracteriza a arte barroca Brainly?

Índice

O que caracteriza a arte barroca Brainly?

O que caracteriza a arte barroca Brainly?

Resposta: O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Qual a importância da arte barroca no Brasil e quais os principais representantes dessa arte?

Arte barroca no Brasil teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. Dentre os principais representantes dessa arte podemos destacar o escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, e o pintor Manuel da Costa Ataíde.

Quais são as influências da arte barroca?

  • No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente. Não apenas em grandes edificações é que o Barroco exerce influência, mas também em objetos de decoração como os móveis, por exemplo.

Quais são os atributos da arte barroca?

  • Na arte barroca, encontram-se alguns atributos que relatam o sofrimento do ser humano, com miséria e dor. O Apóstolo Pedro, sendo crucificado de cabeça para baixo, é um dos quadros da arte barroca.

Quando começou a arte barroca?

  • A Arte Barrota desenvolveu-se entre a segunda metade do século XVI e a primeira metade do século XVII, mas a palavra “barroco” foi cunhada posteriormente a esse período por críticos de arte que queriam atribuir a ela um caráter depreciativo (já que barroco significava “disforme”, “tortuoso” etc.).

Por que a arte barroca não apresenta esse nível de complexidade?

  • Por ter a preocupação de transparecer uma riqueza de detalhes e exageros na sua forma estética, a arte barroca, nos seus diversos campos, pode não apresentar esse mesmo nível de complexidade no que diz respeito ao conteúdo das obras.

Postagens relacionadas: