Quando eu uso a ênclise?
Quando eu uso a ênclise?
A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.
Como atrai ênclise?
Ênclise
- O verbo iniciar a oração. Diga-me o que pensas sobre o caso. ...
- O verbo estiver no infinitivo. Quero convidar-te para o meu aniversário.
- O verbo estiver no imperativo afirmativo. Sigam-me, por favor. ...
- O verbo estiver no gerúndio. ...
- Quando houver pausa antes do verbo ou vírgula.
Quando é uma palavra atrativa?
PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.
Quando usar a próclise e ênclise?
Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.
Em qual das frases está aplicada a ênclise?
Em orações iniciadas com verbos Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.
Como identificar uma ênclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).